PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIA MICHELYNE PAES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCIA MICHELYNE PAES DE LIMA
DATA: 18/08/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTRUMENTOS DO SINAES NA AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: SINAES. SISTEMOTECA-UFPB. AVALIAÇÃO. EDUCAÇAO SUPERIOR.
RESUMO: O processo de avaliação da educação superior no Brasil acontece impulsionado pela vasta expansão do ensino superior, em especial, do setor privado, que por força de lei as universidades, e consequentemente as Bibliotecas universitárias entram no roll da avaliação. Desta forma o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) sancionado em 2004, pela Lei 10.861, propõe a avaliação do ensino superior sob três aspectos: avaliação institucional, avaliação de cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho buscará responder o seguinte problema da pesquisa: Como os instrumentos do SINAES contribuem na avaliação do Sistema de Bibliotecas da UFPB? De acordo com o instrumento do SINAES as Bibliotecas universitárias estão inseridas no contexto da Infraestrutura institucional, cuja participação está presente nas avaliações institucionais e de cursos. Assim, o objetivo principal deste estudo consiste em compreender como os instrumentos do SINAES contribuem na avaliação do Sistema de Bibliotecas da UFPB, bem como, analisar o atual sistema de avaliação da educação superior no país e os seus respectivos instrumentos de avaliação. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de abordagem qualitativa que se caracterizará como sendo uma pesquisa descritiva e explicativa. Para coleta de dados serão aplicados entrevista semiestruturada com base em um roteiro previamente definido e questionário com questões semi-abertas. Este trabalho se justifica pela extrema importância do Processo de Avaliação das Instituições de Ensino Superior no país, em especial quanto ao uso dos instrumentos do Sinaes por parte das Bibliotecas universitárias. Contudo, o universo desta pesquisa terá como foco principal o SISTEMOTECA da Universidade Federal da Paraíba, cujos sujeitos pesquisados serão coordenadores das Unidades de Informação do sistema de Bibliotecas da UFPB e da Direção da Biblioteca Central.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS