PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGIA DANTAS MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGIA DANTAS MACEDO
DATA: 10/08/2017
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: A eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para permanência dos ingressantes do Sistema de Cotas na UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de políticas públicas; Eficácia; Assistência Estudantil; Cotas.
RESUMO: O sistema de cotas e a assistência estudantil são políticas públicas implementadas para democratização do acesso e permanência na educação superior pública brasileira. Sendo assim, esse estudo tem o objetivo de avaliar a eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para a permanência de ingressantes cotistas nos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba no período de 2013 a 2016. Para alcançar esse objetivo, percorremos os seguintes objetivos específicos: 1. Compreender a estrutura e desenho do PNAES e do sistema de cotas para acesso ao ensino superior público no Brasil; 2. Caracterizar a política de assistência estudantil e a política de cotas no âmbito da UFPB; 3. Verificar as repercussões da Política de Assistência Estudantil para a permanência de cotistas na UFPB. Este trabalho está balizado pelos referenciais teóricos sobre as políticas sociais (BEHRING, 2008), o percurso histórico de desenvolvimento do PNAES (KOWALSKI, 2012) enquanto política de permanência na educação superior e ainda, na discussão sobre as ações afirmativas para a diversidade social, étnica e cultural (RAWLS, 2000; TAYLOR, 1998). No primeiro capítulo desse relatório, apresentamos algumas considerações teóricas sobre a política de assistência estudantil no contexto das políticas sociais. O segundo capítulo trata sobre o sistema de reserva de vagas através das cotas no âmbito das instituições federais de educação superior. O terceiro capítulo apresenta os procedimentos metodológicos do estudo que será realizado através de pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico, documental e de campo, e, orientado pelo método dialético. Na pesquisa de campo, a avaliação da eficácia dessa política pública considera as categorias demanda/benefício, gestão dos recursos, caracterização do perfil dos ingressantes cotistas com PNAES e alguns elementos sobre qualidade da permanência na Educação Superior.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO