PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FABIANA FORMIGA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA FORMIGA DE SOUSA
DATA: 18/12/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de webconferência - STI
TÍTULO: Manual de controle patrimonial: uma contribuição à divisão de patrimônio da UFPB a partir do novo plano de contas aplicado ao setor público
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Patrimônio, Gestão Pública, Plano de contas, Controle Patrimonial, Internacionalização Contábil.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar os procedimentos de controle patrimonial a partir da padronizacao da contabilidade para o setor publico. Primeiramente consiste em identificar as alteracoes na estrutura do plano de contas aplicado ao setor publico atraves de diversas fontes como resolucoes e instrucoes normativas emitidas pelos orgaos envolvidos o processo de padronizacao da contabilidade e em seguida foi verificar junto a Instituicao a existencia de um Manual de Controle Patrimonial, tendo resposta negativa da instituicao. Partimos para a segunda parte do trabalho que consiste em propor um manual de controle patrimonial para a Instituicao, baseado na escolha de procedimentos contabeis do PCASP e com o objetivo de dar maior agilidade e confiabilidade nas informacoes gerenciais, bem como, possibilitar aos servidores da divisao de patrimonio de uma maneira didatica sobre o processo de incorporacao, movimentacao e desincorporacao de todos os bens patrimoniais pertencentes a UFPB. Portanto, este trabalho tecnico e relevante e sua utilizacao evitara futuros procedimentos, indevidos, que possam ocasionar danos a instituicao, assim como, que o Tribunal de Contas da Uniao (TCU) possa emitir outra determinacao devido as divergencias entre os dados registrados no Sistema Integrado de Administracao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e o relatorio de inventario dos bens moveis, como foi o caso evidenciado no Acordao nº 408/2005 – TCU – primeira camara. E esta pesquisa possibilitou verificar que a forma de controle patrimonial existente na UFPB deixa muitas falhas. Por um lado temos um sistema eficiente e didatico para ser utilizado como ferramenta de controle no caso o SIPAC. Por outro lado, foi possivel verificar que a UFPB nao faz a depreciacao dos bens incorporados a Instituicao, mesmo tendo essa ferramenta no sistema atualmente utilizado. Dessa forma, propomos a implantacao do modelo de Manual aqui apresentado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo à Instituição - NILTON CESAR LIMA