PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MILENA MOURA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA MOURA MEDEIROS
DATA: 05/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS CLASSES HOSPITALARES: DISCURSO DE GESTORES DE UM HOSPITAL- ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Classes Hospitalares; Direito à Educação; Atendimento Hospitalar; Educação Hospitalar.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Partindo do pressuposto que o Atendimento Hospitalar e uma modalidade de ensino ainda pouco conhecida, e dos diversos problemas que vem sendo enfrentados pela sociedade brasileira na atualidade, verifica-se a necessidade em analisar o dever do Estado em prestar servicos educacionais as criancas e adolescentes que se encontram hospitalizados e, em razao disso, estejam impossibilitados de frequentar a escola. Baseado nisso, esse estudo tem o objetivo de analisar os fatores que contribuem para a (nao) implantacao das Classes Hospitalares no HULW, a partir dos discursos de seus gestores. Para tanto, utilizamos o paradigma dialetico como metodo de abordagem teorico-analitico, sendo a pesquisa realizada do tipo exploratoria-descritiva, com enfoque qualitativo. Quanto aos procedimentos tecnicos, a pesquisa e bibliografica, documental, de campo e estudo de caso. Para a coleta de dados foi escolhida a entrevista semiestruturada com perguntas objetivas e subjetivas. A populacao do estudo foi constituida por gestores do HULW. Neste sentido, a amostra foi composta seguindo o organograma do hospital do estudo, no qual foram escolhidos quatro (4) gestores da Instituicao: um (1) superintendente e tres (3) gerentes ligados a unidade de planejamento (um gerente de atencao a saude um gerente de ensino e pesquisa e um gerente administrativo). No processo de analise dos dados, foi avaliado o perfil dos participantes da pesquisa e logo apos foram exploradas as questoes disparadoras, sendo divididas em categorias, subcategorias, frequencia e percentual. Diante disso, os dados revelaram que todos os gestores vislumbram a possibilidade da execucao de praticas educacionais dentro da instituicao, porem em sua maioria desconhecem o conceito, a legislacao e afirmam que o Hospital nao tem recursos financeiros. No mesmo contexto, a maioria dos gestores consideram que o servico Hospitalar executado pelo HULW podera auxiliar no processo educacional das criancas e adolescentes internados, assim como contribuir no processo de recuperacao das mesmas, no entanto os administradores nao tem participado, planejado ou discutido sobre o assunto. Diante disso, inferimos que os problemas enfrentados por criancas e adolescentes tem urgencia em serem resolvidos, devendo ser solucionados, evitando assim o agravamento da situacao e os prejuizos decorrentes. A inexistencia da classe Hospitalar e fato; portanto, chamamos a atencao para a necessidade de uma discussao presencial que culmine na efetivacao/implantacao dessa estrategia. Acreditamos que a vontade politica e os olhares mais humanos e menos assistencialistas dos gestores poderao se consolidar na implementacao das politicas publicas instituidas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Externo ao Programa - 338391 - MARIA EMILIA LIMEIRA LOPES
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO