PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANDRE DOMINGOS DA SILVA

DISCENTE: ANDRE DOMINGOS DA SILVA
DATA: 20/02/2018
LOCAL: Auditório Azul - CCSA
TÍTULO: Potencialidades e limitações na gestão do Plano Individual de Trabalho em Bibliotecas Setoriais da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: 1. Gestão de bibliotecas. 2. Planejamento em bibliotecas. 3. Gestão estratégica em bibliotecas. 4. Plano Individual de Trabalho (PIT). 5. Plano de Ação 5H2H
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: A historia das organizacoes e marcada por etapas vivenciadas em consonancia com as demandas oriundas de sua epoca, no sentido de leva-las a atingir resultados que atendam satisfatoriamente seu publico de interesse. Nesta perspectiva, a administracao atraves do planejamento e estrategias de gestao nas organizacoes tem um papel fundamental no alcance dos resultados, gerenciando rotinas e processos que atendam a estas demandas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as principais potencialidades e limitacoes identificadas pelos diretores das bibliotecas setoriais na gestao do Plano Individual de Trabalho (PIT) dos servidores tecnico-administrativos, das Bibliotecas Setoriais da Universidade Federal da Paraiba. Especificamente buscou-se identificar os documentos norteadores do processo de gestao do Plano Individual de Trabalho dos servidores das Bibliotecas Setoriais da UFPB; conhecer a compreensao dos diretores das bibliotecas setoriais em relacao a gestao do PIT; verificar o controle e avaliacao das metas estabelecidas no Plano Individual de Trabalho; e propor um instrumento aplicavel a gestao do Plano Individual de Trabalho dos servidores tecnicos administrativos das Bibliotecas Setoriais da UFPB. Se caracterizou como um estudo de caso descritivo e exploratorio com enfoque qualitativo, e a coleta dos dados foi realizada em documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o PIT e a cartilha do Sistema de Desempenho por Competencias (SGDCom), e tambem por meio da aplicacao de questionario, com perguntas fechadas e abertas. A tecnica utilizada para tratamento dos dados coletados foi a analise de conteudo de Bardin. Como resultados percebeu-se que a maioria dos diretores veem o PIT de forma positiva, e que serve como um instrumento facilitador na gerencia das competencias individuais dos servidores, tanto na identificacao de suas potencialidades quanto das dificuldades e limitacoes de cada um. Mas por outro lado, ha opinioes pontuais sobre a subutilizacao do PIT, nao enxergando na ferramenta o devido potencial de gestao de pessoas que a mesma pode proporcionar ao setor de trabalho. Tambem entendem que o PIT possibilita a identificacao das competencias individuais, gerenciar as atividades diarias, e tambem identificar as limitacoes que ocorrem no desempenho de cada servidor. Como principal desvantagem apontaram a falta de uma ferramenta que auxilie na execucao e avaliacao das metas estabelecidas, sendo sugerido assim como ferramenta de apoio, o Plano de Acao 5W2H como instrumento para o controle auxiliar do PIT, de forma a contribuir para o alcance das metas individuais, setoriais e institucionais.
Presidente - 338068 - MARISETE FERNANDES DE LIMA
Interno - 6050457 - MARIA IVETE MARTINS CORREIA