PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA JOSE RODRIGUES PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE RODRIGUES PAIVA
DATA: 05/03/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CEDESP
TÍTULO: PORTAL DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: ESTADO DA ARTE E SUBSÍDIOS PARA ESTABELECIMENTO DE UMA POLÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Universidade. Comunicação Científica. Periódicos Científicos Eletrônicos - Avaliação. Visibilidade científica.
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Os periodicos necessitam atender a alguns requisitos e contar com certas padronizacoes que viabilizem a insercao e permanencia em Bases de Dados relevantes e qualificadoras. Em razao disto, a ideia central deste trabalho e averiguar as praticas de gestao do PPCE/UFPB, a politica para inclusao dos periodicos, a disseminacao da informacao quanto aos instrumentos de visibilidade e fomento para os periodicos, com um olhar mais proximo e cuidadoso quanto as realidades dos periodicos que se encontram nos estratos A1, A2, B1 e B2, ligados aos Programas de Pos-Graduacao. Consta identificacao de agencias de fomento a pesquisa e pos-graduacao que estimulam o desenvolvimento de politicas para que a visibilidade das producoes avaliadas por pares torne-se uma realidade nas instituicoes de maneira geral. Identifica os requisitos exigidos pelas Bases de Dados DOAJ, RedALyC, LATINDEX, INDEX COPERNICUS, e SPELL (ANPAD), para aceite dos periodicos. Apresentam-se conceitos sobre Estado, politicas publicas e producao cientifica, alem da historia do surgimento das universidades, a modernizacao do ensino superior, pos-graduacao, e o caminho para a publicacao cientifica. E uma pesquisa de natureza aplicada, exploratoria, qualitativa – estudo de caso -, e de metodo monografico, com procedimentos documental e bibliografico. O materialismo dialetico e usado para este estudo, de forma a compreender a dinamica do PPCE/UFPB, as contradicoes existentes, sendo enfatizado conhecer as dificuldades e/ou facilidades apontadas por editores por ocasiao da submissao de periodico ao PPCE/UFPB bem como a gestao do periodico, quais os Programas de Pos-Graduacao da UFPB que dispoem de periodicos no PPCE/UFPB e, destes, quais estao classificados no Qualis 2017. Fez-se uso do metodo qualitativo para analise das informacoes coletadas. A coleta dos dados foi realizada utilizando-se exclusivamente questionario, sendo possivel identificar: a) existencia de uma politica incipiente para inclusao dos Periodicos no PPCE/UFPB; b) dificuldade dos editores para cumprir as regras exigidas para inclusao do periodico no PPCE/UFPB; e c) ausencia de profissional bibliotecario para conduzir o processo de insercao em Bases de Dados internacionais e nacionais. Ao tempo que apresenta sugestoes para gestao do PPCE/UFPB, indica e anexa documentos normativos de Portais de Periodicos Cientificos utilizados em instituicoes congeneres: UFRN, UFPE, UFSC e UFRGS. Oferece glossario da area de producao de periodicos cientificos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Interno - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA