PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOAO DE SOUSA BANDEIRA

DISCENTE: JOAO DE SOUSA BANDEIRA
DATA: 23/05/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: O PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: Contribuições para a formação de estudantes do Curso Engenharia Elétrica da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização, Educação superior, Mobilidade estudantil, Ciências sem Fronteiras.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo tem como objeto de investigacao o Programa Ciencia sem Fronteiras, com o foco de atencao na area tecnologica, no curso de Engenharia Eletrica, que pertence ao Centro de Energias Alternativas e Renovaveis da UFPB. A tematica situa-se no processo de internacionalizacao da educacao superior como uma realidade atual em diversos paises em todo mundo em que o fluxo estudantil entre as nacoes centrais e perifericas e crescente com perspectivas de ser ampliado. A mobilidade estudantil internacional no Brasil que se constituiu como uma politica publica, em que o governo brasileiro diante da necessidade de melhorar a formacao dos profissionais em nivel de graduacao e pos-graduacao do nosso pais, criou em 2011 o Programa Ciencia sem Fronteiras com o objetivo de melhorar internacionalmente a condicao do Brasil no que diz respeito a Ciencia e Tecnologia, para isso, priorizou o fortalecimento da industria e da pesquisa por meio da capacitacao de recursos humanos qualificados, especificamente nas areas estrategicas, visando o crescimento economico do pais. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a contribuicao do Programa Ciencia sem Fronteiras para formacao academica e profissional dos estudantes de graduacao do curso de Engenharia Eletrica da UFPB. A metodologia teve como abordagem a pesquisa qualitativa, de carater descritiva e analitica, e como procedimento da pesquisa foi adotado o levantamento bibliografico e a analise documental. Trata-se de um estudo de caso aplicado a pesquisa que teve como sujeitos 21 estudantes egressos do Programa Ciencia sem Fronteiras do curso de Engenharia Eletrica da UFPB. Os resultados da pesquisa apontam as contribuicoes nos seguintes campos: Pessoais, como um aprendizado de novo idioma em nivel de fluencia e vivencia com outra cultura; Academica, estar em contato com novas metodologias de ensino, cursar disciplinas nao ofertadas no seu curso de origem e acesso aos laboratorios com recursos tecnologicos de ponta; e, Profissional, a oportunidade de estagios em empresas estrangeiras durante o intercambio. O Programa Ciencia sem Fronteiras no ambito desse estudo cumpriu os objetivos planejados pelo governo federal em melhorar o nivel de formacao dos estudantes brasileiros.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS