PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: LARISSA MARIA FERREIRA COITINHO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA MARIA FERREIRA COITINHO
DATA: 09/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO USO DA LITERATURA CLÁSSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FISIOLOGIA HUMANA NA GRADUAÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: arte, literatura, estratégia pedagógica, fisiologia.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: A Fisiologia é definida como o estudo de um organismo e de suas funções,
incluindo processos físico-químicos. Portanto, para o seu entendimento há a
necessidade do conhecimento prévio de conceitos e mecanismos da competência de
outras disciplinas, como anatomia, bioquímica, biologia molecular e biofísica. A
natureza interdisciplinar da fisiologia torna a compreensão de seus conceitos um desafio
para os alunos. É importante estimular o desenvolvimento de novas estratégias
metodológicas que auxiliem e facilitem o ensino e a aprendizagem da fisiologia. Nesse
contexto, iniciamos o projeto FisioArte Era uma vez
, que propõe a interação entre
fisiologia e a literatura para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado e
compreensão de conceitos e mecanismos fisiológicos, sugerindo aos graduandos que
reinterpretem contos clássicos da literatura incorporando em suas reinterpretações
conceitos fisiológicos. Participaram dessa atividade n=24 discentes, os quais em grupo
fizeram a reinterpretação de contos de Edgard Allan Poe no contexto da Fisiologia do
sistema respiratório. Após a atividade os discentes voluntariamente responderam a um
questionário de avaliação. Nossos resultados preliminares sugerem que 75% dos
discentes que participaram da atividade Fisioarte Era uma vez.. consideram a disciplina
de fisiologia humana difícil e 58,4% numa escala de 0 - 5, que a maioria entre 3 - 5,
concordaram que o trabalho de reinterpretação do conto facilitou o entendimento sobre
os conceitos e mecanismos da fisiologia humana. Além disso, os resultados mostraram
que 75% dos alunos concordaram, em uma escala entre 4 e 5, que a FisioArte é um
método válido para avaliação da aprendizagem e 91,7 %concordaram que a FisioArte
aumentou o interesse em aprender fisiologia de uma forma mais emocionante e
agradável e vimos que 79,2% dos alunos, numa escala entre 4 e 5, concordaram que o
trabalho contribuiu para a compreensão do conteúdo estudado em sala. Nossos
resultados preliminares sugerem que a FisioArte Era uma vez
, é ferramenta
pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem da fisiologia, uma vez que
estimula os alunos no ensino e na aprendizagem da fisiologia
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1717729 - FABIOLA DA CRUZ NUNES
Externo ao Programa - 068.998.194-57 - GISLAINE ALVES DE OLIVEIRA - URCA
Presidente - 2015912 - JOSIANE DE CAMPOS CRUZ