PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)

Banca de DEFESA: MÁRCIA DANTAS DOS SANTOS

DISCENTE: MÁRCIA DANTAS DOS SANTOS
DATA: 31/05/2017
LOCAL: Sala 10 (Bloco administrativo do CBiotec)
TÍTULO: Influência do fotoperíodo sobre o relógio molecular e o eixo somatotrópico de alevinos da tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus)
PALAVRAS-CHAVES: Ritmo circadiano. Zeitgbers. Fisiologia. Desenvolvimento. Aquicultura.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: A maioria dos organismos vivos possui um ciclo habitual do qual desenvolve todas suas atividades. Estas sao geradas internamente pelo relogio molecular e sincronizadas pelos fatores abioticos a um periodo em torno de 24 horas. Para os peixes, o fotoperiodo e um dos sincronizadores ambientais que apresenta uma grande influencia sobre o relogio molecular, coordenando fatores ambientais com sua a fisiologia. Um dos sistemas que parece estar sob a influencia do relogio molecular endogeno e o sistema endocrino, precisamente, o eixo somatotropico. Para investigar a relacao entre o relogio e o sistema endocrino, objetivamos analisar a expressao de um gene do relogio molecular, o clock1a, e o gene do eixo somatotropico, gh, de alevinos de tilapia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) quando expostos aos fotoperiodos de 12h:12h e 24h:0h claro:escuro (7 animais a cada 6h; e verificar a influencia do fotoperiodo sobre o comprimento, massa, crescimento corporal e fator de condicao. Os alevinos foram mantidos no fotoperiodo por 7 dias e a biometria foi realizada nos XX dias. Ao final da exposicao, os animais foram sacrificados e o cerebro foi extraido para quantificacao da expressao genica. Em relacao ao comprimento nao observamos diferencas em funcao do fotoperiodo, exceto, nos tempos 22 e 37 (dia), cujas medias foram de 4,95±0,36, 4,75±0,41 e 6,65±0,66, 6,39±0,68 para o claro:claro (C:C) e claro:escuro (C:E), respectivamente. No tocante a massa corporal, teve-se diferenca, apenas, no tempo de 7 dias, com 1,08±0,23 C:C e 0,98±0,23 C:E, respectivamente. No que se refere ao crescimento, nao foram observadas diferencas significativas entre os tratamentos, exceto entre o dia 7 e 37 que apresentaram um crescimento diferenciado em que condicao de fotoperiodo. Com relacao ao fator de condicao, os dados nao revelaram diferencas significativas entre os tratamentos. Os genes analisados nao apresentaram padrao circadiano de expressao, mas o gene clock1a, apresentou grandes diferencas nos seus niveis diarios, isto e, entre os pontos de amostragem para as duas condicoes de fotoperiodo. Tambem foram observadas oscilacoes de expressao maiores para o fotoperiodo C:E para o gene clock1a. O gh, por sua vez, nao apresentou um ritmo biologico como tambem ausencia de diferencas entre os tempos nas condicoes. Por fim, foi testada a possibilidade de uma correlacao entre os genes supracitados nas suas respectivas condicoes de fotoperiodo. Contudo, os escores resultantes foram altamente distantes de qualquer correlacao. Em sintese, a exposicao aos fotoperiodos nao interferiram de maneira significativa no comprimento, crescimento, massa corporal e fator condicao de alevinos de tilapia-do-Nilo. Porem, observou-se que os peixes podem sofrer influencia do fotoperiodo num estagio de vida especifico.
Presidente - 2016711 - IAN PORTO GURGEL DO AMARAL
Interno - 1859718 - CAMILLE DE MOURA BALARINI