PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)

Banca de DEFESA: CRISTIANE RODRIGUES DE ALMEIDA SILVA ALVES

DISCENTE: CRISTIANE RODRIGUES DE ALMEIDA SILVA ALVES
DATA: 01/11/2017
LOCAL: Sala 10 (Bloco administrativo do CBiotec)
TÍTULO: Agonista tendencioso para o receptor AT1 exerce efeitos benéficos sobre parâmetros cardiovasculares de ratos espontaneamente hipertensos.
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão; Barorreflexo; Estresse oxidativo; Angiotensina II; TRV027.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia de Órgãos e Sistemas
ESPECIALIDADE: Fisiologia Cardiovascular
RESUMO: A hipertensao arterial (HA) e uma desordem que resulta do prejuizo nos mecanismos de controle da pressao arterial, dentre os quais destacam-se o barorreflexo e o Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (SRAA). As acoes da Angiotensina II no receptor do tipo AT1 (AT1R) sao determinantes para a elevacao da pressao arterial via ativacao da fosfolipase C (PLC). Devido a esse fato, antagonistas do AT1R tem sido boas opcoes para o tratamento da HA, porem com efeitos colaterais indesejados. O TRV027 e um agonista tendencioso para o receptor AT1, ou seja, e capaz de se ligar ao AT1R sem ativar a PLC, mas sim algumas MAPKs e a β-arrestina, promovendo como resultado a ativacao de vias cardioprotetoras. Estudos apontam o TRV027 como uma droga em potencial para o tratamento da insuficiencia cardiaca, porem nada tem sido relatado sobre esse composto na hipertensao. O objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos do TRV027 sobre a pressao arterial, a sensibilidade do barorreflexo e o estresse oxidativo plasmatico e tecidual em ratos normotensos Wistar Kyoto (WKY) e espontaneamente hipertensos (SHR). Os ratos WKY e SHR foram divididos em quatro grupos: WKY Controle (WKY-C), WKY tratado com o TRV027 (WKY-T), SHR Controle (SHR-C) e SHR tratado com o TRV027 (SHR-T). O tratamento com o TRV027 foi realizado por via intracerebroventricular utilizando minibombas osmoticas acopladas a uma canula guia implantadas em direcao ao ventriculo lateral dos animais, por meio das quais o composto foi injetado durante 14 dias (20 ng/kg/dia). No 13º dia do tratamento, foram implantados cateteres na veia e arteria femorais dos animais para administracao de drogas e avaliacao dos parametros cardiovasculares, respectivamente. Em seguida, os animais foram sacrificados e foi feita a coleta de sangue, rins e figado para avaliacao do estresse oxidativo pelo metodo do acido tiobarbiturico. Todos os protocolos foram aprovados pelo CEUA-UFPB (parecer nº 109/2015). O tratamento com TRV027 nao apresentou efeitos significativos na pressao arterial dos animais normotensos (WKY-C: 119 ± 3 vs. WKY+TRV: 108± 3 mmHg), mas foi eficiente em reduzir a pressao arterial nos animais SHR+TRV quando comparados ao grupo SHR-C (160 ± 3 vs.181 ± 3 mmHg, respectivamente, p<0,05), nao foi observada diferenca significativa na frequencia cardiaca entre os grupos avaliados. O tratamento melhorou o tonus vagal tanto nos animais WKY (ΔFC = 72 ± 4 vs. 110 ± 5 bpm, p<0,05) quanto nos animais SHR (ΔFC = 54 ± 4 vs. 83 ± 1 bpm, p< 0,05), assim como reduziu o barorreflexo espontaneo nestes ultimos (SHR-C: 0,5 ± 0,1 vs. SHR+TRV: 1,8 ± 0,3, p<0,05). O TRV027 tambem foi capaz de reduzir os niveis plasmaticos e renais de MDA nos animais SHR+TRV quando comparados ao grupo SHR-C (Soro: 0,37 ± 0,05 vs. 2,58 ± 0,08nmol/ml; Rins: 8,18 ± 0,03 vs. 11,7 ± 0,05 nmol/mg do orgao). Os resultados obtidos demonstram que o TRV027, atuando no Sistema Nervoso Central, e capaz de reduzir a PA de ratos espontaneamente hipertensos, melhorar a atividade vagal, restaurar a sensibilidade do barorreflexo e reduzir o estresse oxidativo presente nesses animais. Esses dados reforcam o envolvimento do AT1R no processo hipertensivo bem como apontam para o potencial benefico do agonista tendencioso TRV027 contra a hipertensao e eventos a ela relacionados.
Externo à Instituição - FERNANDA BARBOSA LIMA CHRISTIAN
Interno - 2016711 - IAN PORTO GURGEL DO AMARAL