PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO PINTO PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO PINTO PAIVA
DATA: 30/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós-Graduação CI
TÍTULO: MODELO CONCEITUAL PARA CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EM SALA DE AULA BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação de conteúdos para o ensino superior. Aprendizagem significativa. Teoria dos jogos. Design Science.
PÁGINAS: 70
RESUMO: Trata de investigação que tem como foco analisar elementos teórico conceituais para construir modelo conceitual e pedagógico para gamificação de conteúdos para o ensino superior. Utiliza fundamentos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel associada à teoria da dinâmica de jogos de Prensky para compreender nova diretrizes na organização de conteúdos. Tem como objetivo geral investigar os elementos fundamentais da teoria da aprendizagem significativa e das teorias dos jogos para a construção de diretrizes para o desenvolvimento de jogos analógicos e digitais para uso no ensino superior. A metodologia terá como base a concepção de Design Science que envolve a reflexão tanto sobre o modelo conceitual quanto o processo de construção da possível engenharia de software, na perspectiva de que o processo, ao produzir o artefato, resulta ou gera conhecimento científico sobre como melhorar a eficácia e eficiência dos processos da organização dos conteúdos para uso no ensino superior no campo da Comunicação Social. Os resultados parciais estão, neste momento de qualificação na organização dos mapas conceituais e das diretrizes para construção do protótipo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Interno - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO
Externo à Instituição - FILOMENA MARIA G. DA S. CORDEIRO MOITA