PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO VINÍCIUS PEREIRA DE SÁ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO VINÍCIUS PEREIRA DE SÁ
DATA: 30/07/2018
LOCAL: Centro de Informática - UFPB
TÍTULO: SOM TÁTIL: FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO ENSINO DE PERCEPÇÃO MUSICAL PARA SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Percepção musical, ensino de música, acessibilidade musical, som tátil
RESUMO: A presente pesquisa trata do desenvolvimento de um aplicativo de auxílio ao ensino formal de música para surdos. Com a atual tendência em prol da educação inclusiva, é notória a demanda de estudos e ferramentas de auxílio aos tradicionais métodos de ensino nas mais diversas áreas do saber. O ensino da música é um desafio particular que também pode ser beneficiado pelas novas tecnologias. A pesquisa foi dividida em três etapas, que foram: levantamento bibliográfico, escolha ou desenvolvimento de ferramenta e testes de aplicação. Na primeira etapa, través de uma vasta pesquisa bibliográfica foi percebido o baixo número de trabalhos acadêmicos relacionados ao tema da pesquisa, os quais em sua maioria relatavam a dificuldade de representação dos signos musicais para os alunos envolvidos. A segunda etapa, ainda em andamento, trata de pesquisar aplicativos disponíveis que lidem com a relação das frequências sonoras musicais e com a vibração tátil. A percepção atual, face os resultados das pesquisas realizadas, realça a ausência de uma ferramenta com a finalidade de suporte ao ensino formal, de tal modo que torna-se necessário o desenvolvimento de um protótipo para que possa ser utilizado para validar algumas possibilidades. A terceira etapa consistirá no desenvolvimento e testes do protótipo, analisando os resultados e qual o grau de representatividade musical que o mesmo apresentará para indivíduos surdos.
Presidente - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO