PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: GLAYSON BRENDOWN SANTOS SILVA

DISCENTE: GLAYSON BRENDOWN SANTOS SILVA
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala de Pós Graduação - Centro de Informática - UFPB
TÍTULO: Performance de Música em Rede: avaliação e análise de ferramentas e propostas de aprimoramento de usabilidade
PALAVRAS-CHAVES: Performance de música em rede, experiência do usuário, usabilidade, ergonomia, métodos de avaliação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A performance de musica em rede (NMP - do ingles Network Musical Performance) se da quando musicos em posicoes geograficas distintas tocam em conjunto usando uma rede de computadores. Apesar de ferramentas e plataformas com esse intuito ja existirem ha muito tempo, e possivel verificar que seu uso nao e explorado para dar suporte a producoes ou execucoes musicais relevantes. Atraves da realizacao de um levantamento de dados, verificamos a ausencia de estudos que relacionem NMP as areas de usabilidade, ergonomia e UX. Acreditamos que a concatenacao desses topicos e necessaria, pois anterior a experiencia da NMP esta o contato com a interface de algum software. Em razao disso, este trabalho propoe avaliar as interfaces de ferramentas de NMP, utilizando os metodos de avaliacao de interfaces graficas digitais Ergolist e Co-descoberta, e analisar a experiencia do usuario desses sistemas. Contamos com a participacao de musicos voluntarios para a realizacao dos experimentos de NMP. A pesquisa conclui-se com um conjunto de propostas de aprimoramento de usabilidade, na forma de mockups de interface, que sugerem melhorias a serem implementadas nessas ferramentas.
Presidente - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO