PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RAFAEL MOURA TOSCANO DA NÓBREGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL MOURA TOSCANO DA NÓBREGA
DATA: 17/07/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CI
TÍTULO: FRAMEWORK PARA AUXILIAR TERAPEUTAS NO DESIGN DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA ENSINAR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A CRIANÇAS AUTISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Autismo, design audiovisual, aprendizado, objetivos, framework.
PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: A tecnologia proporciona uma infinidade de recursos para fornecer orientacoes e suporte instrucional ao desenvolvimento de novas competencias e habilidades. Dentro desse escopo, podemos destacar a utilizacao de recursos audiovisuais e multimidia para o ensino de competencias e habilidades a criancas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa apropriacao da tecnologia instaura um cenario de midia, interacao e aprendizado, que atualmente nao esta amparado por modelos teorico-metodologicos tradicionais da Comunicacao, Computacao e Pedagogia. Avancando nesta tematica, este trabalho propoe um framework com recomendacoes e recursos visuais para auxiliar a descricao, planejamento e producao de sistemas audiovisuais que potencializem as estrategias de ensino dos terapeutas. O framework, denominado de TutoPlay, e proposto a partir da integracao teorica do Design Audiovisual aos estudos da Taxonomia de Objetivos Educacionais. Nessa preposicao, considera-se a crianca com o Transtorno Autistico como um individuo que na sua totalidade assume multiplos niveis de interacao com a midia e que estes podem ser compreendidos e relacionados a dominios cognitivos, afetivos e psicomotores. Alem disso, compreende-se tambem que a utilizacao de midia nesse contexto e partilhada entre os profissionais (clinicos ou educacionais) e responsaveis (familiares) de tal modo que esse fator dever ser considerado pelo conteudo e projeto pedagogico ofertado. Alem das recomendacoes para o planejamento dos objetivos educacionais, o framework tambem oferta uma matriz com treze formatos de interacao e um caso de uso para facilitar a compreensao dos terapeutas da aplicacao pratica do Tuto Play. Com o intuito de validar o framework, foi realizado um workshop com 28 terapeutas das areas de psicologia, psicopedagogia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, arteterapia, e educacao fisica, que atuam em um centro de reabilitacao a pessoa com deficiencia. Nesse workshop os especialistas conheceram, aplicaram e avaliaram o framework. De modo geral, os participantes receberam positivamente o framework, demonstrando tambem a capacidade de compreensao a aplicacao do mesmo. Dessa forma, a pesquisa contribui para estrategias de ensino que integram niveis de interacao a partir de dominios cognitivos, afetivos e psicomotores, os quais impactam a geracao de conteudos e sistemas adaptativos as necessidades do portador.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456438 - VALDECIR BECKER
Interno - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - ANA FLAVIA DE OLIVEIRA BORBA COUTINHO