PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: RICARDO PINTO PAIVA

DISCENTE: RICARDO PINTO PAIVA
DATA: 30/07/2019
LOCAL: AUDITÓRIO
TÍTULO: JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO PARA USO NO ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação, Aprendizagem significativa, aprendizagem baseada em jogos digitais
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: A pesquisa foi justificada por considerar os altos indices de retencao de alunos, seja por reprovacoes ou trancamentos na educacao superior no Brasil. Teve como objetivo investigar os elementos fundamentais da teoria da aprendizagem significativa e das teorias dos jogos para a construcao de diretrizes para o desenvolvimento de jogos digitais para uso no ensino superior. A metodologia utilizada tomou como parametro para o modelo conceitual a teoria da aprendizagem significativa e a teoria dos jogos e para implementacao do modelo de jogo a Design Science. Com a utilizacao da Design Science (DS) foi possivel a compreensao do problema e a busca da sua solucao atraves da construcao do artefato. As abordagens teorico-metodologicas utilizadas permitiram a concepcao do prototipo, envolvendo a reflexao tanto sobre o modelo conceitual quanto o processo de construcao da engenharia de software. As vias de dialogo entre teoria e construcao do processo permitiu a producao de um artefato, que resultou na geracao de conhecimento cientifico sobre como melhorar a eficacia e eficiencia dos processos da organizacao dos conteudos atraves de jogos para uso no ensino. Atraves da estruturacao das categorias teoricas do estudo foi possivel conceber e planejar um evento de aprendizagem com base no conteudo da disciplina “Fisica Geral I”, componente curricular obrigatorio do primeiro periodo dos cursos de Fisica, tanto bacharelado quanto licenciatura, da Universidade Federal da Paraiba. Com base nos conteudos foi possivel montar o prototipo do Jogo “Ulisses-uma viagem no espaco tempo”, que podera ser testado e utilizado por docentes, contribuindo assim para fomentar a relacao entre educacao, cultura de convergencia e narrativa transmidiatica para melhoria do ensino de Fisica.
Externo à Instituição - FILOMENA MARIA GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO MOITA
Presidente - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO