PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 16/12/2019
LOCAL: CI
TÍTULO: MULTI CONTROL: UM SISTEMA PARA EXPERIMENTAÇÃO DE POÉTICAS DA REALIDADE VIRTUAL EM AMBIENTE IMERSIVO E INTERATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Multi Control, Sentiendum, Realidade Virtual, Percepção.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa apresenta o Multi Control, um sistema de baixo custo, desenvolvido com base na plataforma de prototipagem Arduino e usa interfaces de potência, projetado com o objetivo de facilitar o processo criação e experimentação de instalações imersivas e interativas com base no uso de microcontroladores. Neste contexto, a questão central de nossa pesquisa é: até que ponto, e de que maneira, o Multi Control contribui para criação e experimentação de instalações multissensoriais? Neste sentido, que tipo de entradas e saídas são necessárias para possibilitar um ambiente imersivo/interativo? Para responder à questão proposta, elaborou-se uma instalação imersiva/interativa com uso da Realidade Virtual (RV) e módulo de comunicação Bluetooth, a qual denominamos Sentiendum. Em Sentiendum, buscamos analisar as possibilidades e limitações do sistema desenvolvido, além de avaliar quais aspectos poéticos da RV podem vir a emergir a partir do ambiente imersivo/interativo. Elaborou-se como aporte teórico, a articulação de aspectos históricos e conceituais inerentes a plataforma de prototipagem Arduino, Arte Interativa e Realidade Virtual, Corpo e Percepção. Ao longo da pesquisa, adotamos o design participativo como abordagem metodológica, através de um workshop sobre o uso do Arduino em Artes, realizado concomitantemente a disciplina Oficina Arte e Tecnologias Contemporâneas do Curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: (1) imersão/entendimento do problema, (2) prototipação e design da solução, (3) criação e experimentação de uma instalação imersiva/interativa, (4) design do ambiente virtual. O trabalho resultou em contribuições distintas, tanto no que se refere a aquisição de conhecimento dos artistas, a relevância da interface e a própria aplicação em um processo artístico, como neste caso a criação de Sentiendum.
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Interno - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO