PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: BRUNO GOMES GAMA

DISCENTE: BRUNO GOMES GAMA
DATA: 28/05/2020
LOCAL: https://stream.meet.google.com/stream/cc25baca-128f-4e3f-bcd2-427644488e32
TÍTULO: COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: PROJETO DE MANUAL PARA O ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM USO DOS JOGOS DE TABULEIROS ANTIGOS E MODERNOS
PALAVRAS-CHAVES: Jogos de Tabuleiro, Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Escola Pública.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A sociedade da informação instaurada pela cibercultura trouxe consigo as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para todos os âmbitos sociais, principalmente para a Educação. O que parecia ser uma revolução para os processos pedagógicos tem se demonstrado como uma grande lacuna nas Escolas Públicas do Brasil, como demonstram as pesquisas do Comitê Gestor. Logo, precisamos pensar em soluções que garanta a cidadania digital desses alunos em ambientes no qual a tecnologia não se faz presente. Neste contexto os jogos de tabuleiro, com base na técnica da computação desplugada, surgem como alternativa para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulem a construção do pensamento computacional sem a presença do computador. O presente estudo tem como objetivo apresentar um projeto pautado pelas diretrizes do Design Instrucional para o desenvolvimento do pensamento computacional nas escolas públicas com o uso dos jogos de tabuleiro, antigos e modernos, no contexto da computação desplugada. Para entender como essa ferramenta surge como uma solução para esse problema foi necessário fazer uma pesquisa exploratória sobre o histórico dos jogos e os conceitos que englobam essa área de pesquisa, além da aplicação da Design Science Research para a elaboração do projeto. Através deste estudo compreendemos que o desenvolvimento do pensamento computacional por meio dos jogos de tabuleiro pode ser adotado como uma prática educacional capaz de estimular nos alunos as habilidades e competências da computação, mesmo sem a presença de um computador.
Externo ao Programa - 1694584 - AYLA DEBORA DANTAS DE SOUZA REBOUCAS
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA