PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: BRUNO VINELLI NUNES DE OLIVEIRA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO VINELLI NUNES DE OLIVEIRA ARAUJO
DATA: 25/05/2020
HORA: 10:00
LOCAL: https://stream.meet.google.com/stream/e5d0ec95-da55-49cb-8aeb-08ad01dd3c25
TÍTULO: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: ADOBE LIGHTROOM E A MEMÓRIA AFETIVA NA FOTOGRAFIA DE SÓSTENES LOPES
PALAVRAS-CHAVES: Fotografia. Memória afetiva. Adobe Lightroom. Sóstenes Lopes.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da memória afetiva na edição de fotografias autorais por meio do uso do software Adobe Lightroom. Utilizei o conceito de punctum e studium (BARTHES, 1984) e ato de fotografar (SONTAG, 2004; SOULAGES, 2010; CARTIER-BRESSON, 2016). ―Memórias afetivas‖ são arquivos da história da vida emotiva de cada pessoa, por isso a existência dos álbuns de família, as fotos atestam a existência daquilo que se quer mostrar, elas são dispositivos da memória. O advento da fotografia digital, no século XXI, ampliou os recursos de edição das imagens possibilitando alterações e manipulações que não eram possíveis na fotografia analógica, um dos programas para gerenciamento e edição de imagens digitais mais utilizados no Brasil é o Adobe Lightroom. O Adobe Lightroom possibilita a transição entre a fotografia analógica e a fotografia digital. Utilizei como procedimento metodológico a abordagem qualitativa e história oral por meio do estudo de caso. Considero a oralidade como fonte para esta pesquisa por permitir recuperar aquilo que não encontramos em outros documentos, como a espontaneidade. Esta pesquisa apresentou os seguintes resultados: no trabalho do fotógrafo Sóstenes Lopes a interação humano-máquina foi vivenciada de modo intuitivo por meio do uso do Adobe Lightroom, a revelação/edição foi o momento de colocar a assinatura do artista no mesmo tempo com o intuito de registrar com qualidade o instante fotografado. A fotografia em preto e branco para Sóstenes Lopes é a que mais estimula a sua memória afetiva, independente da temporalidade da fotografia e do tema registrado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Externo ao Programa - 2043189 - ISABELLA CHIANCA BESSA RIBEIRO DO VALLE
Externo à Instituição - RUI MIGUEL PAIVA CHAVES