PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: LUCAS LIMA BRANDAO

DISCENTE: LUCAS LIMA BRANDAO
DATA: 29/05/2020
LOCAL: https://www.facebook.com/ppgcca/live
TÍTULO: SUPORTE AO APRENDIZADO DE MÚSICA BASEADO EM GRAVAÇÕES USANDO FERRAMENTAS DE CÓDIGO ABERTO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Música. Código aberto. Técnicas de gravação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O crescente acesso às tecnologias educacionais e a adoção destas ferramentas em sala de aula se configuram como possíveis estratégias pedagógicas para a comunidade acadêmica. Este trabalho descreve o processo de construção prática e teórica de um método dedicado à criação de material de Lecture Recording (gravação do conteúdo de uma palestra, conferência ou seminário) para cursos em práticas interpretativas em música, realizado inteiramente com softwares de código aberto. No quesito prático, destaca-se a otimização de um sistema operacional de código aberto Linux para atuar em conjunto com técnicas de gravação e uma estação de trabalho em áudio digital chamada Ardour, com a finalidade de auxiliar o ensino. O método descrito vem sendo utilizado pelo Grupo de Pesquisa em Performance e Pedagogia do Trombone em gravações junto a atividades educativas da Universidade Federal da Paraíba. Durante o processo foram utilizadas técnicas de gravação diversas, como padrões de captação estéreo e microfonação de acento para a obtenção do resultado, que possui sonoridades distintas e adaptadas às formações musicais de cada apresentação. Todas as captações ocorreram sem instabilidade do ponto de vista computacional. Com a divulgação dos resultados e materiais criados para propagação e replicação desta ação, pretende-se ampliar a discussão sobre a utilização de sistemas de gravação de código aberto na criação de material didático para música.
Presidente - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Interno - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA