PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR AMARAL FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR AMARAL FREITAS
DATA: 28/08/2020
LOCAL: CI
TÍTULO: A Aplicação de conceitos de programação a partir de conhecimentos sobre música: Modelagem e implementação de uma plataforma gamificada.
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem de programação, Música. Aprendizagem Significativa
RESUMO: Atualmente com o surgimento da pandemia COVID-19, o modelo tradicional de aulas sofreu mudanças, fazendo-se necessário o uso de tecnologias e ferramentas que auxiliem o ensino a distância. Por esta razão, há uma lacuna que está sendo preenchida por meio da utilização dessas tecnologias. Entretanto, algumas áreas como a música não só carecem dessas tecnologias como profissionais preparados para seu uso e desenvolvimento. Sob esta perspectiva, essa pesquisa tem o propósito de minimizar as dificuldades encontradas por alunos e profissionais de música, introduzindo conhecimentos de linguagens de programação para o desenvolvimento de suas próprias tecnologias por meio de uma metodologia baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, que leva em conta o conhecimento prévio de um determinado conteúdo, nesse caso, o de música relacionado ensino de programação. Desta forma, houve uma investigação das principais pesquisas das duas áreas, um estudo sobre a estrutura cognitiva, criação de um modelo de assimilação com base nas pesquisas sobre Aprendizagem significativa. Partindo do modelo criado, elaborou-se um protótipo de ferramenta que englobou música e programação por meio de interatividade, tendo como principal objetivo apresentar conteúdos de programação para músicos. Atualmente com o surgimento da pandemia COVID-19, o modelo tradicional de aulas sofreu mudanças, fazendo-se necessário o uso de tecnologias e ferramentas que auxiliem o ensino a distância. Por esta razão, há uma lacuna que está sendo preenchida por meio da utilização dessas tecnologias. Entretanto, algumas áreas como a música não só carecem dessas tecnologias como profissionais preparados para seu uso e desenvolvimento. Sob esta perspectiva, essa pesquisa tem o propósito de minimizar as dificuldades encontradas por alunos e profissionais de música, introduzindo conhecimentos de linguagens de programação para o desenvolvimento de suas próprias tecnologias por meio de uma metodologia baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, que leva em conta o conhecimento prévio de um determinado conteúdo, nesse caso, o de música relacionado ensino de programação. Desta forma, houve uma investigação das principais pesquisas das duas áreas, um estudo sobre a estrutura cognitiva, criação de um modelo de assimilação com base nas pesquisas sobre Aprendizagem significativa. Partindo do modelo criado, elaborou-se um protótipo de ferramenta que englobou música e programação por meio de interatividade, tendo como principal objetivo apresentar conteúdos de programação para músicos.
Presidente - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA