PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: REINALDO TOSCANO DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REINALDO TOSCANO DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 27/08/2020
LOCAL: fb.com/ppgcca/live
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS INTERATIVOS ATRAVÉS DO PROTOCOLO OPEN SOUND CONTROL: UM EXPERIMENTO COM ARTE DIGITAL NO SESI MUSEU DIGITAL DE CAMPINA GRANDE
PALAVRAS-CHAVES: Arte digital. Museu. Protocolo OSC.
RESUMO: A presente pesquisa tratará sobre Arte Digital sob um contexto museológico que envolve arte, ciência e tecnologia. Realizamos um apanhado histórico, a partir dos anos de 1960, período em que começaram a surgir as primeiras obras de arte que se utilizaram de recursos computacionais, até os dias atuais. Para contextualizar conceitos e definições que circundam o panorama da Arte Digital, o nosso aporte teórico foi sustentando, principalmente, nos estudos de: Christiane Paul (2005; 2015), Domenico Quaranta (2013), Michael Rush (2006), Richard Colson (2007) e Suzete Venturelli (2017). Foram relacionamos conhecimentos sobre arte e tecnologia para tratar sobre o processo de criação artístico, entendendo a importância do uso dos algoritmos. Quanto ao estado da arte, nossa pesquisa se subdividiu em duas direções: a primeira foi um levantamento sobre trabalhos que relacionaram Arte Digital em museus, publicados entre os anos de 2016 e 2019 nas bases digitais da Association for Computing Machinery (ACM) e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); a segunda parte relaciona recentes obras de Arte Digital utilizando tecnologias emergentes no intuito de verificar os limites da produção artística atual referente a este segmento. Para complementar a nossa fundamentação, fizemos um levantamento sobre museus digitais / interativos, no Brasil e no mundo, observando suas principais características e as relações com os visitantes, considerando aspectos como imersão e interatividade. Com base em um estudo preliminar, verificamos que o protocolo Open Sound Control (OSC) é amplamente difundido em projetos musicais, entretanto, com possibilidades de uso em outras modalidades que envolvam recursos multimidia. Assim, nosso objetivo é verificar a aplicabilidade deste protocolo na implementação de recursos interativos em arte digital. Desta forma, realizaremos um experimento no SESI Museu Digital de Campina Grande, aproveitando a infraestrutura já instalada em sua sala de projeção panorâmica, acrescentando recursos de hardware e software que viabilizarão esta implementação. Nosso capítulo sobre Materiais e Métodos será subdividido em quatro partes: i) a apresentação de um experimento preliminar, já realizado, ii) a análise deste primeiroexperimento a partir de conceitos sobre a IHC – Interação Humano-computacional, relacionando principalmente o autor Jakob Nielsen (1994; 2017), iii) a apresentação de uma proposta para a implementação interativa no museu (experimento final) e iv) uma proposta para avaliação do experimento através da aplicação do Questionário de Experiência de Usuário - UEQ (LAUGWITZ; HELD; SCHREPP, 2008). Concluída esta etapa, produziremos um memorial descritivo de todo o processo de criação em paralelo a uma análise dos dados coletados. Almejamos que o uso do protocolo OSC possa ser uma alternativa de baixo custo e fácil acesso, permitindo que este modelo de implementação seja eficiente e replicável.
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA