PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: VICTOR AMARAL FREITAS

DISCENTE: VICTOR AMARAL FREITAS
DATA: 31/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/byy-hmvd-ttt
TÍTULO: MusicMeaning: Ferramenta gamificada para introdução de conceitos de programação a partir de conhecimentos sobre música
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem de programação, Música, Aprendizagem Significativa, Gamificação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O surgimento de novas tecnologias de automatização de ferramentas tem crescido em diversas áreas e, apesar de o processo de ensino-aprendizagem da linguagem de programação ter se tornando algo relativamente comum, existe a deficiência de formar profissionais de diferentes áreas habilitados nessa linguagem. As soluções aos entraves para a formação desses profissionais consistem em atrelar suas necessidades e mostrar a integração de diferentes disciplinas à programação de computadores, além da gamificação dos processos enquanto elemento motivador para o aprendizado de programação. Considerando a importância da programação nos tempos atuais, este trabalho objetiva planejar e construir uma ferramenta gamificada, denominada “MusicMeaning”, que se propõe a introduzir o ensino de linguagem de programação para músicos ou estudantes de música, relacionando as áreas de música e programação por meio da Teoria da Aprendizagem Significativa. O percurso metodológico adotado foi: (i) analisar os aplicativos selecionados no levantamento sistemático e avaliá-los em relação às seguintes características: público-alvo e conteúdo ensinado; (ii) realizar uma pesquisa exploratória para identificar aplicações computacionais desenvolvidas com o propósito de apoiar o ensino de programação; (iii) selecionar os conceitos de música e programação, contemplando a elaboração da proposta baseada na aprendizagem significativa; (iv) planejar e construir a ferramenta MusicMeaning, com base nos itens anteriores. Pode-se inferir que o desenvolvimento da ferramenta gamificada: MusicMeaning foi satisfatoriamente alcançado.
Presidente - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA