PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: LAÍDIA DA SILVA EVANGELISTA

DISCENTE: LAÍDIA DA SILVA EVANGELISTA
DATA: 26/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/faa-hsni-uxq
TÍTULO: APP IMPROLIVRE COMO SUPORTE NO ESTUDO DA IMPROVISAÇÃO MUSICAL LIVRE
PALAVRAS-CHAVES: improvisação não-idiomática; música computacional; educação musical
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Com o intuito de oferecer um auxílio ao estudo da prática de improvisação não-idiomática ou improvisação livre, a pesquisa propõe uma experimentação acerca da criação de um app designado como ImproLivre. O app ImproLivre, cujo papel é executar sons e ruídos, enquanto o músico/aluno irá trabalhar o processo de escuta perante ao que o aplicativo executa, incentivando o processo criativo e espontâneo do mesmo quanto ao estudo da improvisação livre. A arquitetura e desenvolvimento do aplicativo têm como back-end a linguagem de programação Pure Data. A metodologia da pesquisa se dá de forma exploratória e em pesquisa qualitativa, fazendo-se uso também da teoria da aprendizagem de Ausubel. Dez participantes da pesquisa experimentaram o aplicativo na prática e responderam a um questionário a respeito do funcionamento do app e sobre a visão individual acerca do uso de tecnologias em ambientes educativos musicais. No decorrer da pesquisa e como conclusão, propomos uma reflexão acerca da exploração de potencialidades que a computação pode trazer no campo artístico e educacional, proporcionando direcionamentos distintos.
Presidente - 1648124 - JOSE AMANCIO TONEZZI RODRIGUES PEREIRA
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO