PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL PONCIANO DE MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL PONCIANO DE MIRANDA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: CI
TÍTULO: Um jogo digital para o ensino de Biodiversidade e Ecologia de ambientes costeiros
PALAVRAS-CHAVES: jogos sérios, retórica procedimental, cultura oceânica, desenvolvimento sustentável, ensino-aprendizagem.
RESUMO: A crise ecológica global necessita de soluções em todos os âmbitos, inclusive o educacional. Baseado nisso, o objetivo deste trabalho é criar um jogo sério para promover a Educação Ambiental em estudantes de ensino básico através da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, dando ênfase a conceitos de Biodiversidade e Ecologia em um ecossistema costeiro. Para isso, foi utilizado o método iterativo Design Science Research (DSR). Os protótipos produzidos foram implementados através da game engine Unity. O nome escolhido foi “Litorália” e as mecânicas primárias definidas foram fotografar e dialogar com personagens não jogáveis. Duas repetições da DSR foram concluídas e a terceira se encontra em fase de avaliação. O jogo sério produzido teve sua segunda versão avaliada por entrevistas com professores de Biologia dos ensinos fundamental e médio que indicaram um bom potencial de ensino em “Litorália”. Está prevista a conclusão do 3º ciclo da DSR e início e término de um 4º ciclo, com avaliação realizada por estudantes.
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA