PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL MOURA TOSCANO DA NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL MOURA TOSCANO DA NÓBREGA
DATA: 04/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Design audiovisual de sistemas de aprendizagem para crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista
PALAVRAS-CHAVES: Autismo, design audiovisual, aprendizado, objetivos, framework.
PÁGINAS: 82
RESUMO: Na atualidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) dispõem de uma crescente representatividade a contextos específicos como os processos educacionais e assistivos a necessidades motoras, cognitivas e psicossociais. Dentro desse escopo, podemos destacar a utilização de tecnologias de áudio e vídeo digital para o ensino de competências e habilidades a crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa apropriação da tecnologia instaura um cenário de mídia, interação e aprendizado, que atualmente não está amparado por modelos teórico-metodológicos tradicionais da Comunicação, Computação e Pedagogia. Por esse motivo, o objetivo desta dissertação é exatamente projetar um Framework para o planejamento da interação entre sistemas audiovisuais e crianças portadoras do TEA, a partir de conteúdos multimídia que potencializem as estratégias de ensino. O Framework surge da integração teórica do Design Audiovisual com os estudos da Taxonomia de Objetivos Instrucionais. Nessa preposição, considera-se o portador do Transtorno Autístico como um indivíduo que na sua totalidade assume múltiplos níveis de interação com a mídia e que esses podem ser compreendidos e relacionados a domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Além disso, compreende-se também que a utilização de mídia nesse contexto é partilhada entre os profissionais (clínicos ou educacionais) e responsáveis (familiares) de tal modo que esse fator dever ser considerado pelo conteúdo e projeto pedagógico ofertado. Com o intuito de avaliar o Framework como instrumento prático, propõe-se a realização de um workshop com especialistas em terapias educacionais. Nesse workshop os especialistas vão colaborar com a construção de uma matriz que relaciona os objetivos de aprendizagem do Framework a formatos de interação com conteúdos digitais, bem como com a aplicação desses conceitos pela elaboração de protótipos conceituais de alta fidelidade. Dessa forma, a pesquisa contribui para estratégias de ensino que integram níveis de interação a partir de domínios cognitivos, afetivos e psicomotores, os quais impactam a geração de conteúdos e sistemas adaptativos às necessidades do portador.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456438 - VALDECIR BECKER
Interno - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - ANA FLAVIA DE OLIVEIRA BORBA COUTINHO