PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: LUCIA DE FATIMA MORORO NORONHA

DISCENTE: LUCIA DE FATIMA MORORO NORONHA
DATA: 21/03/2019
LOCAL: LABORATÓRIO DE SAÚDE, ENVELHECIMENTO E SOCIEDADE (LASES)
TÍTULO: FLUXOGRAMA: ARBOVIROSES COM ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Dengue. Zika. Chikungunya. Aedes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: As Arboviroses decorrentes de mosquitos vetores tem sido uma tematica bastante estudada e debatida nos diversos espacos de saude e estudos cientificos, em busca da conscientizacao, prevencao dos riscos e melhor atendimento, principalmente na populacao idosa, individuos mais vulneraveis aos arbovirus. Doencas Emergentes e Reemergentes descritas na literatura ha decadas ate os dias atuais, de apresentacao ciclica, aliadas a fatores externos e climaticos, com manifestacoes atipicas e graves na populacao idosa, a Dengue, Chikungunya e Zika promove alteracoes em sistemas organicos, sendo a Chikungunya responsavel por mais obitos em idosos por alteracoes cardiacas com possibilidade de diagnostico na fase aguda. Objetivos: Identificar as producoes cientificas sobre as Arboviroses nos idosos; avaliar o conhecimento dos profissionais de saude sobre Arboviroses em idosos; Elaborar Fluxograma eletronico de atendimento que melhore o servico orientando as normas de atendimento, aspectos clinicos e parametros de gravidade dos pacientes idosos portadores de Arboviroses. Metodos: Se apresenta como uma pesquisa exploratoria e descritiva com analise qualitativa desenvolvida em tres etapas, quanto aos aspectos eticos, a pesquisa foi submetida ao Comite de Etica do Centro de Ciencias da Saude e aprovado sob o nº 2.190.153 de 27/07/2017, CAAE; 67103917.6.0000.5188. A amostragem por acessibilidade, sendo utilizadas entrevistas gravadas, com profissionais de saude e idosos, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido-TCLE, a pesquisa foi realizada no servico de Doencas Infecto Parasitarias do Hospital Universitario Lauro Wanderley (HULW-UFPB) nos setores: Pronto Atendimento e Ambulatorio e no Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF), no setor ambulatorial. Os dados coletados foram processados no programa IRAMUTEQ para analise dos textos auxiliando a formar ideias sobre o conhecimento das arboviroses e a politica de atendimento com profissionais de saude e idosos. Resultados e discussao: Os resultados obtidos apos a analise, os Profissionais de saude, falaram menos sobre a gravidade das arboviroses(25%) e mais sobre a Politica Nacional de Saude dos Idosos (39,85%), mas analisando os textos descritos e comparando com a literatura a maioria dos profissionais conhecem pouco sobre a politica, os direitos no atendimento da pessoa idosa nos servicos de saude e sobre as manifestacoes de gravidade nos idosos. Os Idosos, falaram mais sobre os sintomas das Arboviroses(29%) e menos sobre seus direitos no atendimento e a gravidade dessas doencas (23,3%) mas, analisando os textos descritos e comparando com a literatura nota-se que os idosos nao gozam dos seus direitos no atendimento, os servicos nao estao planejados para recebe-los e sobre a sintomatologia e gravidade das infeccoes, eles confundem as diferencas clinicas entre as arboviroses e as manifestacoes graves mais citadas foram as reumaticas ligadas a Chikungunya e a hemorragica ligada a Dengue. Quanto a Prevencao das Arboviroses, os profissionais de saude e os idosos conhecem as medidas preventivas basicas. Consideracoes finais: Conclui-se a necessidade de amplificar os conhecimentos sobre as acoes de atendimento para pessoa idosa com Arboviroses, realizadas por profissionais de saude do Hospital Universitario Lauro Wanderley e do Complexo Hospitalar Clementino Fraga em Joao Pessoa, Paraiba atraves de Orientacoes com enfase na Politica Nacional de Saude, favorecendo a um diagnostico precoce e eficaz.
Externo ao Programa - 337993 - ADRIANA QUEIROGA SARMENTO GUERRA
Interno - 022.252.614-90 - OLIVIA GALVAO LUCENA FERREIRA - UNIPÊ