PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: MARIANA DE LACERDA SIQUEIRA BRASILEIRO

DISCENTE: MARIANA DE LACERDA SIQUEIRA BRASILEIRO
DATA: 22/03/2019
LOCAL: LABORATÓRIO DE SAÚDE, ENVELHECIMENTO E SOCIEDADE (LASES)
TÍTULO: JOGO DIGITAL PARA A INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS: CONSTRUINDO LAÇOS INTERGERACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Criança. Relação entre Gerações. Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: A progressao do envelhecimento demografico nas sociedades contemporaneas conduz a mudancas sociais, sendo o envelhecimento populacional uma realidade e um desafio para as todas as sociedades. Esta problematica esta aliada as dificuldades, como a tendencia de fragmentacao da familia com distanciamento entre as geracoes que impactam nos relacionamentos familiares e nas funcoes domiciliares do idoso, e refletindo, negativamente, nas relacoes intergeracionais. Na atualidade, prevalecem os valores associados a juventude, nao existindo espaco para o que e velho, sendo a imagem do idoso associada, geralmente, a de uma pessoa improdutiva e dependente. Estes valores produzem atitudes preconceituosas, discriminatorias e excludentes em relacao as geracoes mais velhas. Contrapondo a este contexto, a educacao intergeracional se destaca como uma estrategia poderosa para a promocao do envelhecimento ativo por meio da melhoria da qualidade de vida e das relacoes entre as pessoas contribuindo para a construcao de uma sociedade com laco de solidariedade mais fortalecidos. Assim, considerando os desafios e as pressoes sociais que podem surgir a partir do processo de envelhecimento populacional, os jogos digitais nao so constituem uma estrategia para conectar diferentes geracoes mas tambem proporcionam beneficios a todos os envolvidos como facilitar a comunicacao, a cooperacao, e o aprendizado compartilhado. Objetivos: Este estudo propoe-se a Identificar na literatura cientifica os beneficios que Programas Intergeracionais promovem nas relacoes entre criancas e idosos; Verificar o que pensam as criancas sobre atividades interativas com idosos; Identificar a opiniao dos idosos sobre atividades interativas com as criancas; e Elaborar um jogo digital para criancas e idosos. Metodo: Trata-se de um estudo exploratorio e descritivo, de abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizada uma revisao integrativa da literatura nas bases de dados CINAHAL, MEDLINE e Web of Science e nas Bibliotecas virtuais/Repositorios Bibliograficos Biblioteca Virtual em Saude (BVS), LILACS, Portal de Periodicos da CAPES e Scielo utilizando os descritores: Idoso; Crianca; Relacao entre Geracoes e Educacao; e as palavras-chaves: Intergeracionalidade, Educacao Gerontologica e Programas Intergeracionais, com seus correspondentes na lingua inglesa e espanhola. No segundo momento foi realizado uma pesquisa intergeracional envolvendo criancas e idosos. Para isso, foram elaborados dois instrumentos para a pesquisa de campo que consistiram em entrevistas semiestruturadas as quais foram aplicadas junto aos idosos e as criancas. Realizou-se a coleta de dados com as criancas e os idosos na Escola de Atencao Basica da UFPB e no Clube da Pessoa Idosa em Joao Pessoa. As entrevistas foram conduzidas pela pesquisadora, gravadas, transcritas na integra e em seguida tratadas pela Analise de Conteudo Tematica proposta por Bardin (2015). Na terceira etapa, foi desenvolvido um jogo digital com o proposito de promover a interacao recreativa entre criancas e idosos e facilitar a comunicacao intergeracional por meio do uso da tecnologia. Resultados esperados: Na pesquisa realizada, identificou-se que criancas e idosos costumam brincar juntos e, na sua maioria, sentem-se bem com esta convivencia. A proposta de um jogo digital foi bem aceita e constatou-se que criancas e idosos ja utilizam a tecnologia, na maioria das vezes por meio do celular, e veem na ferramenta tecnologica uma oportunidade de estarem explorando e interagindo em conjunto. Espera-se assim que o jogo proposto permita que os sentimentos positivos sejam solidificados e que o convivio intergeracional seja promovido, fazendo bem as criancas, aos idosos e a sociedade como um todo.
Externo ao Programa - 337993 - ADRIANA QUEIROGA SARMENTO GUERRA
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA