PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: CAMILA NAVARRO ROCHA SARAIVA

DISCENTE: CAMILA NAVARRO ROCHA SARAIVA
DATA: 27/03/2019
LOCAL: LABORATÓRIO DE SAÚDE, ENVELHECIMENTO E SOCIEDADE (LASES)
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PESSOA IDOSA COM DEPRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: depressão; enfermagem; idoso; processo de enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O envelhecimento da populacao e um fenomeno que vem sendo observado mundialmente, principalmente nos paises em desenvolvimento. Constatam-se mudancas nas demandas de saude da populacao brasileira, na direcao das necessidades da populacao geriatrica representadas por problemas cronicos, que requerem intervencoes mais sofisticadas e onerosas. Nesse contexto, a depressao emerge como um importante agravo entre essa populacao. E dever de todo o profissional de saude – e nesse contexto o enfermeiro esta inserido, implantar metodologias estrategicas de assistencia referentes a um acompanhamento holistico do paciente. Para contribuir nas questoes relatadas, o enfermeiro lanca mao da Sistematizacao da Assistencia de Enfermagem (SAE), que e um espaco para expressao/captacao das necessidades, colaborando para a resolucao de problemas de competencia do enfermeiro e articulacao com outros setores, profissionais ou estruturas de apoio. A consulta de enfermagem caracteriza-se por ser uma estrategia tecnologica de fundamental importancia nesse processo. Neste estudo, optou-se pela Teoria das Necessidades Humanas Basicas de Wanda Horta, a qual alem de ser uma das mais difundidas em todo o pais, e uma teoria que se ajusta ao atendimento da clientela escolhida, e e o referencial teorico utilizado no Hospital Universitario Lauro Wanderley (HULW). Objetivos: Realizar uma revisao integrativa, por meio de artigos publicados em periodicos, sobre o instrumento para a consulta de enfermagem em idosos com depressao; identificar os indicadores empiricos das Necessidades Humanas Basicas, correlacionando com a nomenclatura de diagnosticos, resultados e intervencoes; e construir um instrumento para a consulta de enfermagem para a pessoa idosa com depressao. Metodo: Trata-se de um estudo do tipo metodologico, que sera implementado no atendimento do ambulatorio de psiquiatria do Hospital Universitario Lauro Wanderley, na cidade de Joao Pessoa – PB. O mesmo foi desenvolvido em tres etapas: identificacao dos indicadores empiricos, ancorado na teoria das Necessidades Humanas Basicas, em idosos com depressao; desenvolvimento das afirmativas de diagnosticos e intervencoes, a partir dos dados clinicos identificados; formatacao de um instrumento para a Sistematizacao da Assistencia de Enfermagem, contendo todas as etapas do processo de enfermagem. Resultados: Foi realizada uma ampla revisao da literatura para identificar as necessidades dos idosos com depressao, tomando por base o que foi proposto por Horta, resultando na obtencao de indicadores especificos. Em seguida foram desenvolvidas afirmativas de diagnosticos/resultados e intervencoes de enfermagem, que foram posteriormente utilizados na construcao do instrumento. Apos essa etapa, foi elaborada a versao final do produto, considerando a sua relevancia para a pratica assistencial. Consideracoes finais: Espera-se que a utilizacao deste instrumento seja um avanco na implementacao da SAE, que possa subsidiar a equipe para orientar o paciente, familia, cuidador, para tratar as necessidades afetadas e minimizar as dificuldades que ja estiverem instaladas, favorecer o ensino, facilitar a comunicacao e o registro da assistencia de enfermagem. Conclui-se afirmando que este instrumento pode ser utilizado no ensino e na pesquisa em enfermagem, tornado-a mais efetiva e promovendo visibilidade dessa assistencia para a clientela e para outros profissionais da equipe de saude.
Interno - 036.169.294-31 - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT - UFPB
Presidente - 332057 - MARIA MIRIAM LIMA DA NOBREGA