PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: RENATA MARIA MOTA WANDERLEY

DISCENTE: RENATA MARIA MOTA WANDERLEY
DATA: 30/01/2018
LOCAL: SALA DO PPGENF
TÍTULO: INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ATENÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Saúde do idoso; Nível de saúde; Atenção primária à saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O Brasil apresenta varias mudancas relacionadas ao perfil demografico com modificacao da piramide etaria. Considerado um pais de jovens, hoje mostra outra realidade, um expressivo aumento da sobrevida e consequente elevacao do numero de pessoas na terceira idade. Objetivos: Identificar na literatura indicadores empiricos que subsidiem a avaliacao da condicao de saude da pessoa idosa na atencao basica; Construir um instrumento para avaliacao da condicao de saude da pessoa idosa na atencao basica. Metodo: Trata-se de um estudo metodologico desenvolvido nas Unidades de Saude da Familia do Municipio de Igarassu-PE, tendo como populacao os enfermeiros atuantes na atencao basica. Foi desenvolvido em tres etapas: uma revisao integrativa da literatura acerca das necessidades humanas basicas da pessoa idosa e um amplo levantamento bibliografico; avaliacao dos indicadores empiricos pelos enfermeiros das unidades de saude da familia; construcao de um instrumento para avaliacao da condicao de saude da pessoa idosa na atencao basica com os indicadores empiricos validados pelos enfermeiros. Resultados: Foram identificados 316 indicadores empiricos, sendo que 243 sao indicadores nas necessidades psicobiologicas, 67 pertencentes as necessidades psicossociais e 6 indicadores as necessidades psicoespirituais. Desse total de indicadores identificados na literatura e analisados pelos enfermeiros, 255 permanecerem com IVC ≥ 0.80, estando 205 nas necessidades psicobiologicas, 47 nas necessidades psicossociais e 03 nas psicoespirituais. Apos a validacao dos indicadores empiricos pelos enfermeiros, foi construido o instrumento para avaliacao da condicao de saude da pessoa idosa na atencao basica contendo cinco grandes dominios, assim distribuidos: Identificacao do cliente; Condicoes gerais; Necessidades Humanas Basicas; Avaliacao funcional e Impressoes e encaminhamentos do enfermeiro. Alem disso, o estudo possibilitou a construcao de dois artigos cientificos. Consideracoes finais: Para uma velhice saudavel e fundamental a correlacao entre independencia e autonomia, que e um desafio para os profissionais de saude, que devem transpor a abordagem baseada na queixa-conduta e adotar uma postura multiprofissional e interdisciplinar. Para tanto, espera-se que o instrumento construido contribua para a pratica da enfermagem, uma vez que, tera um olhar mais especifico, visando uma atencao diferenciada e sistematizada.
Interno - 335603 - ANTONIA OLIVEIRA SILVA
Presidente - 036.169.294-31 - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT - UFPB