O planejamento estratégico do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG) está fortemente alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para o período de 2024-2028, consolidando o compromisso da UFPB com sua missão institucional, contribuindo com a formação de profissionais qualificados, por meio de ensino, pesquisa e extensão, com foco na geração e difusão de conhecimento e inovação que beneficiem a sociedade de forma sustentável.
Com base nos princípios do PDI da UFPB, o planejamento estratégico do PMPG visa a articulação contínua com as diretrizes institucionais, especialmente no que tange à promoção de uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade. Para garantir a excelência e o impacto positivo do programa, o PMPG estabelece objetivos específicos relacionados ao aprimoramento da infraestrutura acadêmica e administrativa, à inovação nas metodologias de ensino e à ampliação da produção intelectual de seus discentes e docentes.
A gestão do PMPG envolve um acompanhamento sistemático da evolução das necessidades do mercado, das demandas sociais e das inovações científicas e tecnológicas, alinhando a formação dos alunos com essas mudanças. A infraestrutura do programa será constantemente avaliada e ajustada para acompanhar as exigências acadêmicas e as novas tecnologias, criando um ambiente propício à aprendizagem e à produção de conhecimento.
Além disso, o PMPG trabalhará para integrar ainda mais os discentes em processos de produção intelectual, seja em publicações bibliográficas, desenvolvimento de soluções técnicas ou na produção artística e cultural, estimulando a criatividade e a inovação. Este foco na produção intelectual está em consonância com as diretrizes do PDI da UFPB, que visa o fortalecimento da produção acadêmica e sua relevância à sociedade.
Portanto, o planejamento estratégico do PMPG busca não apenas o cumprimento das metas institucionais, mas também a melhoria contínua da qualidade da educação oferecida, a inovação na formação acadêmica e o impacto positivo na sociedade, sempre em sintonia com os princípios da UFPB e as demandas contemporâneas. A colaboração com a comunidade acadêmica e a perspectiva interdisciplinar é fundamental para o fortalecimento e consolidação do programa na atenção à saúde da pessoa idosa.
Alinhado ainda com o PDI da UFPB se estabelece a Missão, Visão e Valores do Programa, a saber:
1) A Missão é promover o desenvolvimento do conhecimento científico, tecnológico e inovador na atenção a pessoa idosa, contribuindo para a formação de profissionais habilitados no cuidado integral a pessoa idosa, em resposta as necessidades do mercado de trabalho e alinhado com as políticas públicas e instrumentos internacionais.
2) Tem como Visão se destacar como um programa de referência nacional/internacional nas pesquisas em gerontologia e na formação de profissionais capacitados ao cuidado com a pessoa idosa.
3) Os Valores: incluem qualidade no ensino; interdisciplinaridade. Inovação e criatividade; ética e responsabilidade social; interprofissionalidade, solidariedade, humanização, sustentabilidade, empreendedorismo, internacionalização.
Quanto a vocação do Programa, tem como metas, formar profissionais qualificados para atuar na Gerontologia, desenvolvendo e implementando soluções inovadoras, interprofissionais e éticas para o cuidado, saúde, cidadania e bem-estar das pessoas idosas, combinando conhecimento científico, prática profissional e realidade social, alinhando às políticas públicas de saúde e às demandas globais do envelhecimento populacional. Essa vocação reflete o compromisso do PMPG com a formação de profissionais capazes de promover mudanças no cuidado à pessoa idosa, de forma inovadora, ética, responsável, garantindo cidadania e proteção social. Ressalta-se que a vocação e missão do Programa é revisitada no processo de autoavaliação.
Quanto aos objetivos e metas do PMPG, as mesmas são definidas a partir de estratégias de alcance baseada em prazos e são as seguintes:
1.OBJETIVOS A CURTO PRAZO
a) OBJETIVO 1: Elevar a avaliação do Programa junto a CAPES
ESTRATÉGIA: engajamento dos docentes, discentes e egressos na obtenção das metas para atingir a excelência preterida na progressão.
b) OBJETIVO 2: Monitorar a qualidade do ensino, pesquisa e produção cientifica do programa
ESTRÁTEGIA: através dos programas de monitoramento do PMPG e da UFPB e da comissão científica
2.OBJETIVOS A MÉDIO PRAZO
c) OBJETIVO 4: Incrementar a produção técnico/tecnológica
ESTTRATÉGIA: equipando melhor o laboratório de Gerontotecnologia e gerando uma maior interação entres os laboratórios do programa
d) OBJETIVO 5 Aprimorar as estratégias de acompanhamento de alunos e egressos
ESTTRATÉGIA apoiada pela comissão de acompanhamento discente e comissão de acompanhamento de egressos, programa SAEGO-PÓS e formulários de acompanhamento
e) OBJETIVO 6: Fortalecer a internacionalização e inserção de docentes e discentes em missões de trabalho
ESTTRATÉGIA: planejando visitas a instituições parceiras em grupo, participação de docentes estrangeiros e de nossos docentes em bancas, artigos e coorientação e apresentação de projetos nas instituições parceiras internacionais.
3.OBJETIVOS A LONGO PRAZO
f) OBJETIVO 7: Verticalização do Instituto Paraibano de Envelhecimento - IPE, local onde o PMPG se insere, para melhor oferta das atividades de ensino, pesquisa e extensão
ESTTRATÉGIA: apresentação do projeto de verticalização do IPE junto a gestão central programação e liberação de recurso
g) OBJETIVO: se tornar um observatório em gerontologia no Brasil
ESTTRATÉGIA: criar uma plataforma digital interativa
Destacamos as metas estabelecidas para o PMPG:
1- Incrementar a produção científica dos docente e discentes na área da Gerontologia;
2- Atrair discentes de outras áreas além da saúde; de outros estados e outros países
3- Incrementar a produção docente e discente
4- Promover o intercâmbio, incluindo estágio do nosso corpo docente e discente
5- Estimular a participação dos docentes, discentes e egressos em eventos internacionais
6- Incentivar a capacitação dos servidores técnicos administrativos
7- Manter o vínculo com os egressos, fortalecendo a interação com os discentes
8- Incrementar a inclusão de docentes, discente e egressos nas atividades de extensão com as pessoas idosas
9- Estigar a produção de patentes por docentes e discentes.
10-Melhorar a infraestrutura dos novos laboratórios do programa.
A previsão de recursos de infraestrutura, é uma parte essencial do planejamento estratégico, pois assegura que o Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG) tenha condições adequadas para oferecer um ambiente de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. O Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG) conta com uma infraestrutura de qualidade para oferecer um ambiente ensino e pesquisa adequadas, com espaços próprios que garantem condições para alunos, professores e equipe técnica realizarem suas atividades com condições.
Nosso ambiente é equipado com 05 salas de aulas, dotadas de recursos tecnológicos, com sistemas audiovisuais, quadros digitais e internet de alta velocidade. Além disso, contamos com (01) auditório para 60 pessoas; 05 laboratórios, sala de apoio discente e docente, secretária, sala de coordenação, copa e 04 banheiros
A infraestrutura também contempla espaços de convivência e áreas para eventos acadêmicos, como seminários e palestras.
Dessa forma, o PMPG se destaca como um ambiente adequado para o desenvolvimento acadêmico e profissional, comprometido com a qualidade do ensino, a inovação e a produção de conhecimento.
Anualmente dispomos de emendas parlamentares que tem sido fundamentais para manter e melhorar a infraestrutura física e operacional do IPE/PMPG, garantindo a compra de equipamentos para estruturação dos laboratórios e reformas do espaço.
A operacionalização dos recursos de infraestrutura será feita por meio de um planejamento estratégico que envolve a implementação e manutenção contínua de todos os recursos necessários para o funcionamento do PMPG. A gestão do orçamento é realizada pela Reitoria da UFPB que garante o repasse do recurso para execução do planejamento proposto. A infraestrutura é revisada no processo de autoavaliação do programa e definido as necessidades e demandas a partir desse processo.
Utilizamos indicadores de avaliação para mensurar o processo de implementação de ações de infraestrutura no PMPG baseado em processo e resultado. Os parâmetros do Processo vão desde o percentual de equipamentos atualizados ou substituídos dentro do prazo planejado, assim como, a satisfação dos docentes, discentes e técnico administrativo sobre as condições de infraestrutura, como também, o percentual previsto no planejamento que foram efetivamente implementadas. Utilizamos como resultados o número de publicações científicas, dissertações defendidas, e projetos de pesquisa, percentual de discentes do programa que ingressam no mercado de trabalho ou em programas de doutorado; assim como de discentes que permanecem no programa até a conclusão do curso, e aqueles envolvidos em projetos de extensão, demonstrando a integração com a sociedade, entre outros. Em suma, a previsão de recursos de infraestrutura, sua operacionalização e os indicadores de avaliação definidos garantem que o PMPG esteja preparado para oferecer ensino e pesquisa com um ambiente sustentável, alinhado às necessidades do mercado e às diretrizes da UFPB.
Em meados de 2021, foi realizado de forma remota, como medida de proteção da Covid-19 o planejamento estratégico da quadrienal (2021-2024), com a participação de docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos. Em agosto de 2022 foi realizado Realizamos o Seminário de Autoavaliação do Programa na quadrienal com a professora convidada Dra. Profa. Alacoque Lorenzini Erdmann (UFSC) e Profa. Dra. Maria Filomena Mendes Gaspar (ESEL- UNL/PT). Emergiu desse seminário desde um inventário das necessidades do programa, assim como, levantamento dos fatores internos e externos com suas forças e fraquezas, que subsidiaram estratégias e metas de atuação a fim de alcançar os resultados proposto à quadrienal.
Nos dias 19 e 20 de outubro de 2023 foi realizado o Seminário de Meio Termo da Área 20 – Enfermagem na CAPES, com a participação da coordenação da área: Ana Karina Bezerra Pinheiro (UFC): Coordenadora adjunta de Programas Académicos Agnes Olschowsky (UFGRS): Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais; Luciana Mara Monti Fonseca (USP). Em março de 2023 foi realizado um outro seminário de autoavaliação, mantendo as professoras convidadas e os atores sociais do processo, para apresentarmos e alinharmos as propostas e metas, assim como, avaliar avanços no inico da quadrienal.
Por meio da matriz SWOT, foram identificadas as fragilidades, fortalezas, ameaças e oportunidades, possibilitando um diagnóstico do programa, juntamente com o relatório de meio termo, iniciamos nosso Planejamento Estratégico para o período: 2021-2024, centrado nos documento de área da CAPES, ficha de avaliação da CAPES e auto avaliação alinhando com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2019-2023, e revisto em novo Seminário realizado em 2024 com a participação da profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell (EEAN-UFRJ) considerando o PDI (2024-2028) da UFPB, que serviram de alicerce para a elaboração Planejamento Estratégico do Programa.
Nos seminários de autoavaliação, iniciamos com a apresentação da avaliação do programa na quadrienal de 2020. O instrumento de autoavaliação centrou-se nas dimensões: 1) Programa 2) Administrativo/Pró-reitorias 3) Formação e 4) Impacto, sendo instituída como previsão de recursos de infraestrutura, operacionalização e indicadores de avaliação.
11. Boa inserção Internacional
1.2. Corpo docente e discente envolvido com as atividades do Programa
1.3. Egressos engajados nas atividades ofertadas
1.4. Excelentes parcerias: Regional, Nacional e Internacional
1.5. Boa relação entre o corpo docente e discente.
1.6. Desenrolamento satisfatório dos papeis das Comissões.
1.7 Infraestrutura com excelentes condições de trabalho.
2.1 Baixo conhecimento do corpo docente quanto ao SIPAC.
2.3. Baixa atualização do Lattes pelos docentes, discentes e egressos
2.4. Insuficiência no quantitativo de recursos humanos técnico-administrativos
2.5. Falta de equipamentos para os laboratórios
2.6. Baixo conhecimento de discente e egressos no manuseio do Lattes Curso.
2.7. Falta de equipamentos de informática.
3. OPORTUNIDADES DO PROGRAMA
3.1 Melhorar a visibilidade Internacional
3.2 Aumento das parcerias
3.3 Aumento do conceito do curso
3.4 Submissões do APCN para doutorado
3.5 Egressos inseridos em cargo de gestão
3.6 Firmar mais parcerias de acordos financiados
3.7 Promover possibilidades de capacitação para o corpo docente
4. AMEAÇAS DO PROGRAMA
4.1 Falta de segurança de pessoas e patrimônio
4.2 Problema de infraestrutura
4.3 Demora no retorno das demandas aos setores administrativos da UFPB
Os resultados advindos desta avaliação subsidiaram as estratégias advindas da autoavaliação do programa.