PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Informações aos candidatos

 

Forma de ingresso:

O ingresso ao PPGEP ocorre anualmente, cujo processo se inicia com o lançamento do Edital de seleção no segundo semestre do ano anterior ao ingresso. Ao se inscrever no processo de seleção, o candidato deverá escolher uma linha de pesquisa, dentre as linhas formalmente definidas pelo PPGEP:

Ergonomia, Inovação e Sustentabilidade

Gestão e Otimização de Sistemas de Produção

 

Exemplo de edital de seleção.

 

Proficiência em língua inglesa:

A partir do ano de 2014, a proficiência em língua inglesa passou a fazer parte do processo de seleção. Dessa forma, o certificado de proficiência é um dos documentos exigidos na seleção. É exigido o certificado referente ao exame de leitura e interpretação de texto, geralmente aplicado nos departamentos de Letras e Línguas Estrangeiras das universidades federais. Outros certificados também são aceitos (como por exemplo, TOEFL e IELTS), com critérios definidos pelo edital de seleção. Veja aqui a lista de certificados válidos.

 

Bolsas de estudos:

O PPGEP dispõe de bolsas de estudos financiadas por agências de fomento à pesquisa (CNPq, CAPES, etc.), com quotas que variam a cada ano. As bolsas são concedidas para alunos regularmente matriculados que possuem dedicação integral às atividades do programa e que fixam residência na cidade durante a realização do curso. A seleção e a matrícula do aluno não garante o acesso automático à bolsa, pois sua alocação está sujeita a uma seleção interna. A distribuição de bolsas depende da disponibilidade de quotas e do atendimento aos critérios estabelecidos pelo PPGEP e pelas agências financiadoras.