PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: GABRIEL LINCOLN LOPES CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL LINCOLN LOPES CARVALHO
DATA: 29/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Nelci Tinem
TÍTULO: TRILHANDO O ABANDONO: DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE DEGRADAÇÃO URBANA NOS ESPAÇOS DA ESTAÇÃO NOVA DE CAMPINA GRANDE-PB
PALAVRAS-CHAVES: PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO; ABANDONO; ESTAÇÃO FERROVIÁRIA; MEMÓRIA
PÁGINAS: 251
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Os trens tiveram papel estruturador em muitas cidades brasileiras, representaram inovação tecnológica com seu surgimento e ascensão a partir do século XIX. A cidade de Campina Grande-PB, por sua localização geográfica estratégica e alto potencial de comercialização de algodão, gado e cereais, foi contemplada com sua primeira estação ferroviária, a Great Western Brazil Railway em 1907, a "Estação Velha", proporcionando impacto em sua extensão territorial e maior destaque no setor econômico. Para comemorar o cinquentenário da chegada do trem à cidade e atender as demandas do setor ferroviário, Campina Grande, em 1957, iniciou a construção de sua segunda estação ferroviária, a "Estação Nova", da Rede Ferroviária do Nordeste, que contava com prédios, galpões de apoio e uma maior área de manobra. Após o apogeu ferroviário, houve uma somatória de processos e contextos negativos para as ferrovias que influenciaram em um gradativo declínio até a desativação dos transportes de passageiros entre as décadas de 1940-1990. Seguindo o que ocorria no cenário nacional, Campina Grande desativou o transporte de passageiros na década de 1980; a Estação Velha foi tombada pela IPHAEP e hoje é utilizada como Museu do Algodão e tem sua estrutura física mantida, por outro lado, a Estação Nova não foi valorizada como patrimônio; foi esquecida pelo poder público e órgãos patrimoniais, sendo vítima do abandono material e de sentido, resultando em seu pátio ferroviário e prédios em estado de ruínas e deterioração, servindo atualmente como cenário de patologias sociais, teve também suas esquadrias surripiadas, prédios destelhados e acúmulo de lixos residuais. O objetivo principal deste trabalho foi realizar um estudo de caso nos espaços da Estação Nova de Campina Grande buscando analisar as causas e consequências do abandono em relação aos aspectos históricos, políticos, patrimoniais, de infraestrutura e sociais que transformaram seu ambiente construído, sua morfologia e o uso dos espaços. Foi utilizado o método cartográfico, aliado à análise documental e revisão bibliográfica, para seu desenvolvimento. Como resultados alcançados, foi construído um retrato dinâmico sobre o processo de transformação do pátio ferroviário, mediante análises históricas, patrimoniais, do ambiente construído e da sintaxe espacial. No estudo de caso foi traçada a cronologia dos acontecimentos e os principais motivos que ocasionaram a desativação e fomentaram o estado atual de abandono e degradação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3212321 - ANA GOMES NEGRAO
Externo ao Programa - 2664455 - DIMITRI COSTA CASTOR
Interno - 335061 - IVAN CAVALCANTI FILHO
Presidente - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA