PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7913

[4] Livros

A rua e a cidade: múltiplos olhares(2020);

Org.: Doralice Sátyro Maia, Maria Berthilde Moura Filha e Paula Dieb Martins  

Sinopse: A rua também é expressão de tempo e, por isso, os artigos exploraram recortes distintos: alguns têm uma abordagem de construção histórica, outros buscam o passado para compreensão do presente, outros ainda captam a rua em sua problemática contemporânea. 

link do livro

 

Expansão urbana em diferentes escalas(2020)

Org.: Doralice Sátiro Maia, William Ribeiro da Silva e Carlos Augusto de Amorim Cardoso

Sinopse: Nas abordagens da (re)estruturação urbana, a centralidade e as dinâmicas de consumo são questões (temas) examinados à luz da percepção da violência nas cidades, em particular, localizadas nas periferias da expansão urbana e de modo eventual nas cidades médias e pequenas ruralistas nesta coletânea.

link do livro

 

Dinâmica de cidades de pequeno porte: experiências aplicadas à cidade do Conde-PB(2020)

Org.: José Augusto Ribeiro da Silveira, Geovany Jessé Alexandre da Silva, Dimitri Costa Castor, Pier Paolo Bertuzzi Pizzolato e Ana Gomes Negrão

link do livro

 

Expansão Urbana: despossessão, conflitos, diversidade na produção e consumo do espaço(2020) 

Org.: Doralice Sátyro Maia, Arlete Moyses Rodrigues e William Ribeiro da Silva;

Sinopse: O livro apresenta diferentes concepções sobre o processo de expansão urbana, com base em pesquisas que versam sobre a produção recente das cidades em distintos contextos e escalas, com diversidade regional no Brasil, no México e em Portugal, com casos ou experiências mais amplas, de metrópoles, cidades médias e pequenas. Os textos, em geral, derivam de resultados de pesquisas financiadas por institutos de fomento, como a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), com destaque à Pesquisa Urbanização Contemporânea: Reestruturação e Desigualdades Socioespaciais – Edital Pronex; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), por meio de editais específicos e de recursos de bolsas: de doutoramento e de produtividade em pesquisa (PQ); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

link do livro

 

O Programa Minha Casa Minha Vida: habitação e produção do espaço urbano em diferentes escalas e perspectivas(2020) 

Org.: Doralice Sátyro Maia e Glaucio José Marafon;

Sinopse: O Programa Minha Casa Minha Vida foi criado pelo Governo Federal em 2009, como política voltada para a habitação. Este livro investiga o impacto dessa política pública em diferentes recortes urbanos, observando as consequências na produção, expansão e consumo das cidades. As análises reunidas referem-se primordialmente a Campina Grande e Patos, na Paraíba; Caruaru, em Pernambuco; Campos, no Norte Fluminense, e Marília e Presidente Prudente, no Estado de São Paulo.

link do livro

 

Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: reconfigurando as relações entre as cidades e o campo

Org.: Doralice Sátyro Maia e Glaucio José Marafon;

Sinopse: Os artigos aqui reunidos possibilitam o acesso aos resultados da pesquisa realizada sobre o ensinosuperior e o desenvolvimento regional: reconfigurando as relações entre as cidades e o campo. Dentre esses destaca-se a importância das políticas governamentais que promoveram a ampliação do ensino superior tanto através da criação de instituições de ensino superior federais, como de ensino técnico (IFs), mas também da rede privada que também se beneficiou de tal política. Tais repercussões vão além das cidades e municípios estudados, uma vez que atingem diretamente os municípios da região, mas também municípios de diferentes unidades federativas desde o sistema de acesso SISU. Acrescenta-se que o conjunto de textos que compõe este livro é apenas um registro da importância da temática eleita e da necessidade de se pesquisar a problemática abordada sob diferentes perspectivas analíticas, trata-se, pois, de um convite à continuidade da pesquisa.

link do livro

 

Contexto ambiental, percepção e desempenho de estudantes: uma análise relacional(2020);

Org.: Luiz Bueno da Silva, Ruan Eduardo Carneiro Lucas e Erivaldo Lopes de Souza;

Sinopse: As necessidades do mundo atual resultam cada vez mais na utilização dos ambientes fechados, fazendo com que as pessoas fiquem submetidas a condições ambientais controladas por dispositivos mecânicos. Os ambientes de ensino são exemplos disso e as condições ambientais existentes são incompatíveis com as necessidades dos alunos, comprometendo o bem-estar e repercutindo no desempenho. Em decorrência desse cenário, este livro busca trazer uma compreensão da influência das variáveis ambientais e da percepção ambiental no desempenho de estudantes em ambientes de ensino climatizado de diferentes regiões brasileiras. Para isso, inicialmente será apresentado conceitos básicos referente as variáveis ambientais, aspecto cognitivo e métodos estatísticos. Posteriormente, o livro adentrará em um experimento realizado em sete ambientes de ensino localizado em diferentes regiões do Brasil. Nesse experimento os estudantes foram submetidos a diferentes condições climáticas, em que foram realizados testes de desempenho e avaliada da percepção ambiental. A partir disso, observou-se que: (1) três variáveis ambientais (temperatura do ar, umidade relativa e iluminação) influenciaram no desempenho cognitivo; (2) duas variáveis ambientais (temperatura do ar e iluminação) influenciaram no tempo de resposta do teste cognitivo aplicado; (3) os estudantes apresentaram melhor desempenho quando a temperatura do ar estava no entorno de 22.4º ≤ Temperatura do ar ≤ 24.7°; e (4) o desempenho possuiu relação com as percepções ambientais (térmica e lumínica) dos alunos.. 

link do livro

 

Radiação não ionizante e os ambientes de trabalho(2021);

Org.: Luiz Bueno da Silva e Sonaly de Lima Silva;

Sinopse: Leva em consideração o crescente e intenso uso de computadores e os estudos sobre efeitos da radiação sobre a saúde, analisa ambientes que possuem equipamentos eletrônicos e que são indispensáveis para o desempenho das atividades no local. 

link do livro