PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7913

[08] Laboratórios

o ambiente de intersecção com os 7 cursos de graduação e os 6 programas de pós graduação do Centro de Tecnologia da UFPB, tem facilitado e impulsionado uma política rica de cooperação e aprendizados multidisciplinares. Entender, portanto, a adequação da infraestrutura para o ensino, pesquisa e demais atividades ligadas ao Programa, requer entender esta relação funcional com os aspectos da natureza e da estrutura urbana da cidade, onde o Programa está instalado, mas também com o grande potencial de articulações e intercâmbios possibilitados pela lógica de abertura e proximidade com o Centro de Tecnologia.

No entorno deste espaço, em diferentes blocos construídos ao longo dos últimos 30 anos, se instalam os laboratórios do Programa, vinculados a suas Linhas de Pesquisas e compartilhados com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e outros departamentos do Centro de Tecnologia, havendo desta forma, ambientes fundamentais para a integração da pós-graduação com a graduação. O aporte financeiro aos laboratórios é proveniente de projetos de pesquisa individuais coordenados por docentes permanentes [com financiamentos externos à UFPB] e de convênios e consultorias relacionados às atividades desenvolvidas nos laboratórios.

 

[LP1] LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE CIDADES, CULTURAS CONTEMPORÂNEAS E URBANIDADE - LECCUR

Criado em 2010, aborda as dimensões fundamentais da arquitetura e do urbanismo, em especial, seus aspectos culturais, sociais, políticos e de transformação de suas identidades urbanas. Explora abordagens de intervenções urbanísticas e de gestão e usos dos espaços públicos, que promovam intercâmbios e deem suporte às atividades e às pesquisas desenvolvidas por professores e alunos da graduação e da pós-graduação afins a LINHA DE PESQUISA 1 [LP1]. Entre os projetos de pesquisa mais destacados estão: [1] Projeto Coopéra INSA/PUC-PR/UFCG-UFPB - Programa Coopéra-MIRA / Région Rhône-Alpes [Brasil-França]; [2] Desenvolvimento de estratégias para uso, manutenção e recuperação de moradias com incorporação de Tecnologia Social (TS) - Programa de Iniciação Tecnológica e Inovação ITI-A / CNPq-FINEP; [3] Estratégias integradas de reabilitação para habitação de interesse social na área central de João Pessoa PB - PROEXT / MEC-Sesu. Coordenação: Profa. Dra. Marcele Trigueiro de Araujo Morais.

 

[LP1] LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS - LEU

Criado em 2004 no Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba, realiza estudos sobre a cidade e o urbano a partir de uma variedade de abordagens teóricas e empíricas, com um acervo bastante vasto de documentos referentes às cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos [Paraíba] e Caruaru [Pernambuco]. O LEU ocupa uma sala com quatro estações de trabalho informatizadas, equipada para reuniões de até 5 pessoas, e acervo de livros acadêmicos de referência para as pesquisas sobre cidade, espaço urbano, história da cidade e do urbanismo, geografia histórica, metodologia de pesquisa, geografia humana. O laboratório dispõe também de dois notebooks, um GPS simples, um datashow e duas câmeras fotográficas com boa resolução. Os projetos de pesquisa aprovados tratam da relação entre espaço, salubridade e higiene, o espaço urbano e o cotidiano das cidades, a ferrovia e as alterações na morfologia urbana e na dinâmica socioespacial, as grandes infraestruturas urbanas, a relação entre ensino superior e desenvolvimento regional, morfologia urbana e desigualdades socioespaciais nas cidades médias brasileiras, as transformações na morfologia e na dinâmica urbana na segunda metade do século XIX e princípios do século XX e os novos papéis e lógicas espaciais das cidades médias. Coordenação: Profa. Dra. Doralice Satyro Maia.

 

[LP1 E LP2] LABORATÓRIO DE PESQUISA PROJETO E MEMÓRIA LPPM I e LPPM II

Criado em 2006, tem como objetivos específicos: [1]. Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação em Arquitetura, transformando-se em um espaço de referência para o corpo docente e discente; [2] Produzir conhecimento por meio do desenvolvimento de pesquisas neste campo temático; [3] Arquivar e sistematizar informações e registros, através da criação de bancos de dados que sirvam de subsídio para o desenvolvimento de pesquisas e propostas de intervenção; [4] Abrigar atividades de extensão vinculadas à temática; [5] Colaborar no desenvolvimento de trabalhos em conjunto com órgãos de preservação do patrimônio e/ou outras instituições; [6] Promover a realização de seminários, congressos e eventos similares. As pesquisas do LPPM estão cadastradas no Diretório do CNPq como Grupo de Pesquisa Projeto e Memória. Na LINHA DE PESQUISA 2, O LPPM I atua no eixo "Arquitetura Moderna e Contemporânea: historiografia e projeto". Este eixo visa estudar a produção arquitetônica face à análise de seus exemplares paradigmáticos, de seus processos construtivos e de seus elementos estruturais, funcionais e simbólicos, buscando este conhecimento a partir de enfoques como o “resgate” da memória através de registros orais, inventário de edificações, análise de documentos – escritos, gráficos, fotográficos, digitais – e reflexão teórica sobre esta produção. Na LINHA DE PESQUISA 1 [LPPM 2] atua no eixo "Arquitetura e cidade: documento e patrimônio", explorando uma perspectiva de investigação histórica balizada por questões atuais voltadas para a análise e o planejamento das cidades, abordando diversos temas relacionados à preservação do patrimônio, à história da cidade e da arquitetura no Brasil e, em particular na Região Nordeste e Paraíba. LPPM Eixo I - Coordenação: Profa. Wylnna Carlos Lima Vidal; LPPM Eixo II - Coordenação: Profa. Dra. Maria Berthilde de Moura Filha.

 

[LP2] LABORATÓRIO DE MODELOS + PROTOTIPAGEM LM+P

Criado em 2010, o LM+P tem como objetivo dar suporte aos projetos de pesquisa vinculados com a LP2 mas também ao ensino e extensão da área de Projeto e Representação da Arquitetura e Urbanismo do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Investiga as transformações na arquitetura e no processo de projeto do arquiteto quando o ambiente onde se processa a ação projetual passa a ser intermediado por tecnologias digitais [dispositivos, programas gráficos e tecnologias de informação e comunicação], não apenas como ferramenta de projeto, mas a partir do seu potencial cognitivo como meio de produzir conhecimento arquitetônico. Propõe a experimentação de processos e metodologias de projeto em ambientes virtuais interativos, visando acompanhar as transformações na concepção e na produção arquitetônica, demandadas pela sociedade da informação e pelas tecnologias digitais; assim como, a desterritorialização na produção de conhecimento, através do processo colaborativo entre comunidades virtuais de escolas de arquitetura do Brasil e do Exterior. O LM+P abrange simultaneamente três eixos programáticos: [1] pesquisa e divulgação, centrando as atividades em investigações teórico-práticas em que os projetos e obras arquitetônicas são tratados como objetos de conhecimento em torno dos quais se desenvolvem as reflexões teóricas, em conjunto aos dispositivos e programas computacionais como parte ativa na produção e transformação do conhecimento arquitetônico; [2] inovação tecnológica e experimentação em ambientes virtuais de interação e aprendizado; e [3] processos colaborativos de produção de conhecimento arquitetônico mediados pelas tecnologias de informação e comunicação. Durante o quadriênio 2017-2020, o LM+P instalou um canteiro experimental e galpões [com aproximadamente 500 m²] para instalação de maquinários necessários a pesquisas aplicadas ao projeto e tecnologias sustentáveis para habitação. De forma compartilhada, este núcleo servirá aos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro de Tecnologia da UFPB. Entre seus principais projetos está o Solar Decathlon, para a construção de protótipos de habitação compacta em escala real. O projeto conta com o apoio financeiro da UFPB e previsão de recursos provenientes do concurso Solar Decathlon Latinoamericano 2019, Cali, Colômbia, no qual o PPGAU teve uma equipe classificada entre 15 grupos de pesquisadores do mundo [http://solardecathlonlac.com/competencia/equipos/]. Coordenação: Prof. Dr. Carlos Nome.

 

[LP 2 e LP3] LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE - LACESSE

Criado em 2009 e vinculado institucionalmente ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e ao PPGAU UFPB, tem como objetivo dar apoio às atividades vinculadas à LP2 - Projeto do edifício e da cidade, e LP3 - Qualidade do ambiente construído, do PPGAU. Entre seus projetos de pesquisas destacam-se: [1] Processo de projeto centrado no usuário: experiências colaborativas e participativas na elaboração de projetos arquitetônicos acessíveis; [2] A produção científica em Acessibilidade no ambiente construído no Brasil (2008 a 2018) e suas raízes na pesquisa acadêmica e no ensino; [3] Processo de projeto centrado no usuário: Experiências colaborativas e participativas na elaboração de projetos arquitetônicos com foco (multi) sensorial. Coordenação: Profa. Dra. Angelina Costa.

 

[LP3] LABORATÓRIO DO AMBIENTE URBANO E EDIFICADO - LAURBE

Criado em 1995, com a colaboração de professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, tem foco interdisciplinar, explorando o estudo urbano sob a ótica ambiental e da sustentabilidade. O LAURBE apoia os projetos de pesquisa relacionados com a LINHA DE PESQUISA 3 - Qualidade do Ambiente Construído, que está inserida na área de concentração de “Arquitetura e cidade: processo e produto” do PPGAU UFPB. Tem um importante papel na incorporação de pesquisadores no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD Institucional/CAPES. Coordenação: Prof. Dr. José Augusto Ribeiro da Silveira.

 

[LP3] LABORATÓRIO DE CONFORTO AMBIENTAL - LABcon

Criado em 2009, vinculado ao curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e às pós-graduações em Arquitetura e Urbanismo [PPGAU] e Engenharia Civil e Ambiental [PPGCAM] do Centro de Tecnologia. Atua nas temáticas: Arquitetura e clima; Conforto ambiental; Eficiência energética e sustentabilidade. Os projetos de pesquisas tratam da eficiência energética na arquitetura, mais especificamente, do desempenho térmico de protótipos edificados em clima quente e úmido, adequação da arquitetura ao clima, aproveitamento da luz natural para eficiência energética das edificações, morfologia urbana e comportamento micro e meso-climático. Coordenação: Profa. Dra. Solange Leder.

 

[LP3] LABORATÓRIO DE ENSAIO DE MATERIAIS E ESTRUTURAS - LABEME

Criado em 1997, vinculado institucionalmente ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia da UFPB, desde 2008, com a criação do PPGAU UFPB, apoia a LINHA DE PESQUISA 3 - Qualidade do ambiente construído. Entre seus objetivos específicos destacam-se: [1] a melhoria da qualidade do ensino de Graduação e Pós-Graduação nas áreas da Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo; [2] Produzir conhecimento através de pesquisas no campo temático do ambiente construído; [3] Abrigar atividades de extensão vinculadas à temática; [4] Prestar serviços à comunidade, incluindo consultorias; [5] Colaborar no desenvolvimento de trabalhos em conjunto com outros Departamentos, Centros de Pesquisa, Laboratórios, Programas de Pós-Graduação e outras Instituições. Destacam-se do laboratório os seguintes projetos de pesquisas: [1] Avaliação da eficiência térmica e estrutural de elementos de construção contendo resíduos industriais através de técnica não destrutiva; [2] Sistemas de pisos flutuantes para edifícios habitacionais multifamiliares com materiais resilientes alternativos a partir de aproveitamento de resíduos industriais; [3] Inovação e experimentação com materiais de baixo impacto ambiental na arquitetura; [4] Gestão dos resíduos de construção e demolição em cidade de porte médio. Os serviços prestados pelo laboratório incluem: a) Controle tecnológico do concreto; b) Estudo experimental de dosagem de concreto e argamassa; c) Consultorias em recuperação de estruturas; d) Ensaios não destrutivos no concreto; e) Ensaios de caracterização dos materiais de construção civil; f) Análise de vibração em estruturas. Entre vários projetos de pesquisa de docentes vinculados ao LABEME, aqueles aprovados por agências de fomento [CAPES e CNPq] que estão sendo desenvolvidos no âmbito do PPGAU são coordenados pelo Prof. Dr. Aluísio Braz de Melo.