PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: HELEN MARIA PALMEIRA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELEN MARIA PALMEIRA MEDEIROS
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Meet: mip-zhoa-ctq
TÍTULO: Urbanidade: digressões entre universidade e cidade. Um estudo de caso dos espaços de fronteira do Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, Portugal
PALAVRAS-CHAVES: campus universitário; espaços de fronteira; urbanidades; Campus de Santiago.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: A presente tese é o resultado de uma investigação qualitativa de estudo de caso único e exploratório que tem como objeto a urbanidade por meio da integração socioespacial dos espaços de fronteira de campi universitários periféricos. A denominação de espaços de fronteira refere-se aos espaços abertos localizados entre os limites da parcela urbana e o edificado, frequentemente resultante de recuos impostos por regulações urbanísticas. Tem-se a compreensão de que esses espaços poderiam contribuir para a urbanidade, ao atuarem como espaços mediadores e ampliadores dos espaços de interação pública das cidades que emergem nos entornos universitários, a partir da implantação dos campi. Uma sensibilidade etnográfica é especialmente útil para o desenvolvimento da pesquisa de campo, em que se teve atenção às situações de permanência e movimentos de humanos nos espaços abertos e de fronteira do estudo de caso, o Campus de Santiago da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal), bem como de seu entorno imediato. Essas atividades de campo serviram para explorarmos as possibilidades de estabelecer princípios projetuais para os espaços de fronteira de campi universitários. Em paralelo, discute-se a própria noção de urbanidade como categoria de estudo e a validade de sua associação com o espaço construído dos espaços de fronteira. Com o auxílio do paradigma da Teoria Ator-Rede, passa-se a considerar que as urbanidades são experiências múltiplas do e no espaço urbano, que tendem à integração socioespacial. Por seu caráter relacional e múltiplo, o par urbanidadesdesurbanidades é indissociável e representa uma latência em cada ator humano e não-humano. Finalmente, a urbanidade é dinâmica e imponderável, por isso, o esforço de identificação dos atores sociais e seus coletivos, dos interesses que os impelem à ação, bem como das eventuais controvérsias de que se ocupam pode ser útil para uma aproximação empírica das diversas urbanidades-desurbanidades presentes no entorno universitário. Apesar de digressiva, a aproximação das urbanidades-desurbanidades funciona como uma calibragem às percepções de campo, em que ficam invisibilizadas uma série de atores e mediações. Por fim, apesar de restrito a um único estudo de caso, as considerações teóricas e metodológicas aqui apresentadas podem ser utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas e análises em casos existentes em diferentes contextos, inclusive, no brasileiro.
Externo à Instituição - ANA SILVA FERNANDES
Interno - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA