PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: ANA ROSA SOARES NEGREIROS FEITOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ROSA SOARES NEGREIROS FEITOSA
DATA: 20/10/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Arqueologia de uma sala de aula. Práticas artísticas como campo experimental e crítico do ensino e da aprendizagem da Arquitetura e do Urbanismo.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino-aprendizagem; Práticas artísticas; Arquitetura e Urbanismo; Práxis pedagógica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O presente trabalho traz reflexões sobre a teoria e a prática do ensino da arquitetura e do urbanismo nas graduações, permeadas por práticas artísticas como campo experimental e crítico. Partindo dos responsabilidades sociais do arquiteto e do professor de arquitetura, orienta aqui os questionamentos de como tornar as ações de ensino/aprendizado pertinentes aos problemas contemporâneos da nossa área. E, efetivamente, qual seria então o lugar da sala de aula no processo de formação do corpo de conhecimento do arquiteto e urbanista? Como em um estudo arqueológico, aspectos da sala de aula são afigurados em camadas, algumas soterradas, entretanto possíveis de serem expostas, auxiliando das conformações culturais fundantes, instituídas ou impostas, bem como se encontra fissuras, geradoras de desconstruções e novas composições. Buscando realizar uma prospecção, tendo a ‘sala de aula’ como território da formação, tempo-espaço para a possibilidade das experimentações, intentando a compreensão da sua colocação nos processos de fundamentação da arquitetura e dos processos do conhecimento. A pesquisa desencadeou reflexão a respeito do sentido das experiências real da disciplina Oficina de Plástica, habitando a ‘Sala 562’, entre os anos de 2011 a 2019, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí. Utilizando-se da documentação desenvolvida com os discentes, regist dos encontros e das atividades das propostas didático realizando-se uma última intervenção artística coletiva, onde mil fotografias foram reveladas e por cinquenta ex-alunos intervencionadas, tornando dispositivo de disparo de memórias, os quais auxiliaram o deslocar de informações e saberes, resignificando um tempo paredes de uma sala cubo, e manifestou o poder do território. A filosofia, pedagogia, psicologia e principalmente arte contemporânea, foram fundamentais, linhas guias do pensar e fazer metodológico desta pesquisa. Compreendendo enfim a sala de aula como espaço composto por pequenas e contínuas práticas onde os corpos aprendem a ler o verbal e o não verbal, a interpretar criticamente, e encontra sentidos, significados de suas próprias vidas, e criar novos mundos para si e para os outros, por ser este espaço reflexo de nossas escolhas políticas, dos modos de governar as ações educativas e formativas. Intentando aqui ampliar miradas, perspe onde os espaços de aprendizagem envolvam a libertação e plenitude das nossas existências.
Interno - 3208395 - CAROLINA SILVA OUKAWA
Externo à Instituição - EDUARDO ROCHA