PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 10/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/zra-osww-cmj
TÍTULO: IDOSO E CIDADE A PÉ: AVALIAÇÃO DOS PADRÕES DE CAMINHABILIDADE PARA A TERCEIRA IDADE NA CIDADE DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Espaço público; Caminhabilidade; População idosa.
RESUMO: Estudar o espaço público é uma forma relevante de conhecer a cidade, sua dinâmica de transformação e mergulhar no cenário urbano, com o intuito de compreender seus diversos elementos. Neste contexto, a infraestrutura pedonal do setor censitário com a maior quantidade de idosos da cidade de João Pessoa, Paraíba, de acordo com o IBGE (2010), foi o objeto de estudo desta pesquisa. Constatou-se que o Bairro Treze de Maio abarca esse setor, possibilitando, assim, a avaliação dos padrões de caminhabilidade associada à população residente nessa área, bem como sua relação com a mobilidade urbana e outros fatores que influenciam o deslocamento do pedestre. Para uma melhor compreensão da área de estudo, foram realizadas observações comportamentais que incluem a aplicação da Análise Angular de Segmentos (ASA), mapeamento comportamental, levantamento fotográfico e a busca por vestígios urbanos. Ao investigar a interação da população idosa com o espaço público deste bairro, será aplicado o índice de caminhabilidade direcionado para a terceira idade. Este índice foi desenvolvido por esta pesquisa a partir da contribuição de outros índices de caminhabilidade, que abordam ou não o público idoso. Permitindo, assim, identificar as facilidades e desafios enfrentados durante o deslocamento do pedestre a partir de diferentes categorias e atributos. A avaliação foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários com os usuários e levantamento técnico direcionado pela aplicação do índice. Entre os resultados encontrados, destacam-se o escore de caminhabilidade relacionado ao público idoso, com dados parciais concebidos pela avaliação do pesquisador e dos usuários, além de dados integrais obtidos pela sobreposição destes.
Externo à Instituição - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Externo ao Programa - 3212321 - ANA GOMES NEGRAO