PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIÊSSA DE PAULA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIÊSSA DE PAULA DIAS
DATA: 30/11/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: UM ENCLAVE URBANO PLANEJADO: a produção e a reprodução da segregação socioespacial na cidade de Mossoró/RN no século XXI
PALAVRAS-CHAVES: Segregação socioespacial. Enclave urbano planejado. Espaços residenciais fechados. Periferia urbana. Mossoró/RN
RESUMO: A presente pesquisa questiona quais as relações existentes entre os interesses dos agentes econômicos e a atuação do poder público na estruturação de uma nova área de expansão urbana da cidade de Mossoró no século XXI e, também, de que forma tais relações e a produção dos espaços residenciais fechados assevera o processo de segregação socioespacial. A tese defendida é a de que a estrutura da periferia urbana de Mossoró sofre intensa redefinição a partir da pactuação dos agentes econômicos com o poder público na conformação de um enclave urbano planejado, ao qual se complexifica através da produção e o consumo dos espaços residenciais fechados na reprodução da segregação socioespacial. Nesse contexto, a produção do espaço urbano é marcada pelos interesses dos proprietários fundiários e dos agentes imobiliários, em consonância com a atuação do Estado, na obtenção de ganhos capitalistas de um produto habitacional exitoso destinado à demanda solvável da sociedade. Mossoró, cidade média do interior do estado do Rio Grande do Norte, está situada no semiárido nordestino, em posição praticamente equidistante entre as duas capitais Natal (RN) e Fortaleza (CE). Ao longo do século XXI, a periferia urbana da cidade tem sido marcada pela intensa produção de paisagens defensivas e de lógicas segregacionistas destinadas às classes de alta renda, por meio da consolidação dos espaços residenciais fechados, objeto empírico do presente estudo. Deste modo, a pesquisa objetiva investigar e identificar as repercussões entre a estruturação de uma nova área de expansão urbana e a produção e o consumo dos espaços residenciais fechados no processo de segregação socioespacial da cidade de Mossoró no século XXI. Para tanto, inicialmente, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca dos temas e objetos abordados e, em seguida, foi efetuada pesquisa documental em acervos cartográficos da Secretaria Executiva de Urbanismo da Prefeitura Municipal, em dados primários coletados junto ao 6º cartório de Ofício da Comarca de Mossoró, em documentos disponibilizados pelas associações e/ou administrações dos condomínios e loteamentos fechados, e, por fim, em bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A coleta de um conjunto de matrículas, referente à certidão de inteiro teor do parcelamento e desmembramento da área de expansão urbana analisada, somado ao rebatimento das informações presentes no mapa atualizado da cidade de Mossoró, possibilitou a elaboração de mapas e tabelas que auxiliaram nas discussões realizadas. Os dados obtidos demonstram que, ao longo do século XXI, um conjunto de transformações nas formas de produção do espaço urbano mossoroense, associado à realização dos interesses fundiários e imobiliários, tem gerado a redefinição dos conteúdos sociais, econômicos e culturais da periferia urbana e engendrado a (re)produção da segregação socioespacial por meio de um enclave urbano planejado.
Presidente - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA
Interno - 1768957 - MARCELE TRIGUEIRO DE ARAUJO MORAIS