PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELEN KARINE GOMES DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELEN KARINE GOMES DANTAS
DATA: 30/01/2024
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/foa-tvdb-gne
TÍTULO: Inovação no Ambiente de Aprendizagem? Análise de escolas e ambiências em João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: Ambientes de Aprendizagem Inovadores; Metodologias Centradas nos Alunos; Ambiências Criativas Escolares; Processo de Ensino-Aprendizagem; Arquitetura Escolar
RESUMO: O contexto educacional nas últimas décadas vem passando por transformações no processo de ensinoaprendizagem. A escola tradicional vem se rendendo aos poucos aos modelos de escolas inovadoras, com metodologias centradas nos alunos, visto que o conhecimento se dá através da construção de pensamento na qual o aluno passa a ser ativo e produzir o seu próprio conhecimento, todavia, quanto aos aspectos dos elementos construtivos e dos mobiliários desses ambientes, pouco mudaram, predominando na maioria das escolas cadeiras enfileiradas, de frente ao quadro e com pouca interação entre os alunos. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira o ambiente construído de escolas inovadoras estimulam e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram escolhidas duas escolas inovadoras da rede privada de ensino, que trazem como proposta abordagens teóricametodológicas inovadoras, com participação de pessoas-chave, como diretoras e coordenadoras pedagógicas, bem como professores e alunos. Constitui-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, que foi desenvolvida e aplicada uma abordagem metodológica multimétodos, com a utilização de diversas abordagens e ferramentas que conduzirão a coleta de informações, visando alcançar os resultados e análises detalhadas, sendo dividido em 4 etapas: a Etapa 1 - Preliminar, através da Revisão Sistemática da Literatura; a Etapa 2 - Ambiente Construído, a partir de 3 fases inter-relacionadas, sendo a Fase 1 - Seleção do Ambiente de Aprendizagem, com a seleção de 2 ambientes de aprendizagem por escola; a Fase 2 - Análise Ambiental, através do walkthrough; e a Fase 3 - Identificação da Configuração Espacial, com base no Modelo Conceitual de Ambiente de Aprendizagem - MCAA de Sarmento (2017); Etapa 3 – Percepção do Usuário, com a aplicação do Mapa Comportamental e do Poema dos Desejos; e por fim, a Etapa 4 – Análise dos dados e discussões, com o cruzamento entre os Ambientes de Aprendizagem Inovadores – AAI e as Ambiências Criativas – ACri, e as principais descobertas evidenciadas na Matriz de Descobertas. Como resultados, espera-se compreender como esses ambientes de aprendizagem estimulam e contribuem frente ao processo de ensino-aprendizagem através dos resultados obtidos nas etapas 2 e 3 da metodologia. Tal compreensão se dará através de múltiplos olhares, como a Arquitetura, a Pedagogia, a Psicopedagogia e a Psicologia, entrelaçando as ciências e superando paradigmas.
Presidente - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Externo à Instituição - LARISSA SCARANO PEREIRA MATOS DA SILVA