PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA PEREIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA PEREIRA GOMES
DATA: 30/01/2024
LOCAL: Laboratório de Pesquisa Projeto e Memória (LPPM)
TÍTULO: ENTRE ESPAÇOS E FRONTEIRAS: Arquitetura, Desigualdade e Migração nos Quartos de Empregada no Contexto Brasil-Portugal
PALAVRAS-CHAVES: Desigualdade Social; Quarto de Empregada; Arquitetura Residencial; Migração Brasil-Portugal; Segregação Socioespacial;
RESUMO: Esta dissertação investiga a presença do quarto de empregada nas residências brasileiras e portuguesas, explorando suas implicações socioculturais, econômicas e de gênero. O estudo foca em como este espaço, originário do período da escravidão e símbolo de segregação social, reflete e influencia as dinâmicas familiares e as estruturas de classe, especialmente em contextos migratórios. A inclusão desse cômodo nas residências vai além de uma função arquitetônica, representando as complexas dinâmicas sociais, econômicas e culturais, refletindo ou desafiando as estruturas de desigualdade social, de gênero e históricas. A investigação aborda a exportação do quarto de empregada no contexto de emigração de brasileiros ricos para Portugal e como isso influencia as escolhas arquitetônicas e a configuração das residências em ambos os países. O estudo destaca a continuidade do quarto de empregada como um elemento arquitetônico no Brasil e sua recente adaptação em residências contemporâneas em Portugal, sublinhando as similaridades e diferenças socioespaciais entre as duas nações.
Externo ao Programa - 3282445 - ADRIANA LEAL DE ALMEIDA FREIRE
Presidente - 1730900 - LUCAS FIGUEIREDO DE MEDEIROS