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O Curso de Graduação em Administração do Campus I da UFPB – GADM é o espaço de formação de graduação em Administração que tem como objetivo central formar profissionais de alto nível para exercício da carreira gerencial em organizações públicas, sociais ou empresariais, ou para formação complementar de vocação acadêmica nos cursos de mestrado e doutorado. As oportunidades do profissional formado no GADM são as mais diversas, dado o projeto de formação que desenvolve competências para atuação no gerenciamento das organizações públicas e empresariais de pequeno, médio e grande portes, e nos setoriais industrial e de serviços. Além do foco no mercado local, o administrador graduado no GADM é capacitado para atuar nos mercados regional e nacional, além de ter oportunidade de inserção internacional.
Histórico
O ensino de Administração na Paraíba teve início em 23 de junho de 1963, quando foi aprovada a criação do Curso de Administração Pública na UFPB, conforme Ata da 4ª Sessão Extraordinária do Conselho Universitário - CONSUNI. O reconhecimento do referido curso, que naquela época funcionava na antiga Faculdade de Ciências Econômicas - FACE, em João Pessoa, efetiva-se com o Decreto nº 63.584 de 11 de novembro de 1968, da Câmara Federal.
Originalmente o curso de Administração da UFPB seguiu a mesma filosofia que até os anos sessenta norteou os centros formadores de pessoal: o compromisso de formar quadros de pessoal para a burocracia estatal, daí a ênfase em ser um Curso de Administração Pública.
Quanto ao currículo adotado pelo Curso de Administração Pública, nos primeiros anos de funcionamento tomou-se como referência o currículo adotado pela EBAP-FGV. Em 1965, a Lei Federal nº 4.769 definiu os direitos, as prerrogativas e os deveres inerentes ao desempenho profissional do Administrador. Esta lei foi regulamentada nos seus detalhes exegéticos pelo Decreto nº 61.934/67.
Regulamentada a profissão por esta legislação, o Conselho Federal de Educação fixou o currículo mínimo para o Curso de Administração e, tivemos em 1971 a fixação da estrutura do 1º Ciclo Geral de Estudos, sua duração mínima e a estrutura curricular do curso. A esta Resolução temos outras nos anos de 1973 e 1974 que complementam e introduzem aspectos que se fazem necessários ao aperfeiçoamento do Curso de Administração.
Pela Resolução nº 12/73 foi criado o Centro de Ciências Sociais Aplicada – CCSA, ao qual o Curso de Administração ficou vinculado. Em paralelo, foi criado o Departamento de Administração e Contabilidade, que terão separação definitiva em 1978, desmembramento do Departamento de Administração e do Departamento de Ciências Contábeis. É a Resolução nº 15/74 que, finalmente estabelece a estrutura curricular exclusiva do Curso de Administração. Este documento acresce mais uma habilitação às duas anteriores, qual seja, a de Administração Hospitalar.
Em 12 de janeiro de 1978, a Portaria nº 02/78 da PRAG, introduz modificações na estrutura curricular do Curso de Administração, e uma nova alteração ocorre 05 de agosto de 1995. Em 2007 teve início um novo projeto de curso, definido pela Resolução N° 57/2007 do CONSEPE/UFPB, veio uma atualização sobre esse projeto no ano de 2011 com as definições da Resolução N° 64/2011 do CONSEPE/UFPB. Em 2016 iniciou-se uma nova reformulação, com fechamento e implementação a partir do ano de 2017.
Diferenciais
O GADM é um dos principais espaços de formação em Administração da Paraíba e do Nordeste. Fundado em 1963, o GADM já conta com mais de 50 anos de formação de quadros gerenciais para os setores público, social e empresarial.
O Curso tem um protagonismo regional e nacional bem estabelecido, tanto por ter sido um dos primeiros do Brasil quanto por ter integração plena com a pós-graduação em Administração que, também, é um dos principais centros de formação avançada em Administração do Brasil.
Fazer parte da GADM é estar imerso em uma forte tradição de formação em Administração, o que se vê no dia a dia nos espaços de interação, nos projetos institucionais, na dinâmica estudantil, no desenvolvimento da formação regular (das disciplinas) e complementar (de cursos de extensão, seminários, debates etc.). Destacamos ainda os seguintes diferenciais:
COORDENAÇÃO
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
Composto pelos docentes da coordenação e pelos seguintes professores do Departamento de Administração
COLEGIADO DO CURSO
O colegiado é o órgão deliberativo, normativo e consultivo do curso, e é composto pela coordenação, por docentes de departamentos que têm disciplinas no curso e por estudantes. Os membros atuais do Colegiado são os seguintes:
EQUIPE TÉCNICA
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