UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)/CCSA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS (CCSA) - CCSA


Últimas Notícias

  MUDANÇA DE SALA DE AULA
  Edital Seleção CAAD 2023
  Eleição para Coordenador(a) e Vice-coordenador(a) do curso de Administração


Apresentação


O Curso de Graduação em Administração do Campus I da UFPB – GADM é o espaço de formação de graduação em Administração que tem como objetivo central formar profissionais de alto nível para exercício da carreira gerencial em organizações públicas, sociais ou empresariais, ou para formação complementar de vocação acadêmica nos cursos de mestrado e doutorado.  As oportunidades do profissional formado no GADM são as mais diversas, dado o projeto de formação que desenvolve competências para atuação no gerenciamento das organizações públicas e empresariais de pequeno, médio e grande portes, e nos setoriais industrial e de serviços. Além do foco no mercado local, o administrador graduado no GADM é capacitado para atuar nos mercados regional e nacional, além de ter oportunidade de inserção internacional.

 

Histórico

O ensino de Administração na Paraíba teve início em 23 de junho de 1963, quando foi aprovada a criação do Curso de Administração Pública na UFPB, conforme Ata da 4ª Sessão Extraordinária do Conselho Universitário - CONSUNI. O reconhecimento do referido curso, que naquela época funcionava na antiga Faculdade de Ciências Econômicas - FACE, em João Pessoa, efetiva-se com o Decreto nº 63.584 de 11 de novembro de 1968, da Câmara Federal.
Originalmente o curso de Administração da UFPB seguiu a mesma filosofia que até os anos sessenta norteou os centros formadores de pessoal: o compromisso de formar quadros de pessoal para a burocracia estatal, daí a ênfase em ser um Curso de Administração Pública.
Quanto ao currículo adotado pelo Curso de Administração Pública, nos primeiros anos de funcionamento tomou-se como referência o currículo adotado pela EBAP-FGV. Em 1965, a Lei Federal nº 4.769 definiu os direitos, as prerrogativas e os deveres inerentes ao desempenho profissional do Administrador. Esta lei foi regulamentada nos seus detalhes exegéticos pelo Decreto nº 61.934/67.
Regulamentada a profissão por esta legislação, o Conselho Federal de Educação fixou o currículo mínimo para o Curso de Administração e, tivemos em 1971 a fixação da estrutura do 1º Ciclo Geral de Estudos, sua duração mínima e a estrutura curricular do curso. A esta Resolução temos outras nos anos de 1973 e 1974 que complementam e introduzem aspectos que se fazem necessários ao aperfeiçoamento do Curso de Administração.
Pela Resolução nº 12/73 foi criado o Centro de Ciências Sociais Aplicada – CCSA, ao qual o Curso de Administração ficou vinculado. Em paralelo, foi criado o Departamento de Administração e Contabilidade, que terão separação definitiva em 1978, desmembramento do Departamento de Administração e do Departamento de Ciências Contábeis. É a Resolução nº 15/74 que, finalmente estabelece a estrutura curricular exclusiva do Curso de Administração. Este documento acresce mais uma habilitação às duas anteriores, qual seja, a de Administração Hospitalar.
Em 12 de janeiro de 1978, a Portaria nº 02/78 da PRAG, introduz modificações na estrutura curricular do Curso de Administração, e uma nova alteração ocorre 05 de agosto de 1995.  Em 2007 teve início um novo projeto de curso, definido pela Resolução N° 57/2007 do CONSEPE/UFPB, veio uma atualização sobre esse projeto no ano de 2011 com as definições da Resolução N° 64/2011 do CONSEPE/UFPB. Em 2016 iniciou-se uma nova reformulação, com fechamento e implementação a partir do ano de 2017.

 

Diferenciais

O GADM é um dos principais espaços de formação em Administração da Paraíba e do Nordeste. Fundado em 1963, o GADM já conta com mais de 50 anos de formação de quadros gerenciais para os setores público, social e empresarial.

O Curso tem um protagonismo regional e nacional bem estabelecido, tanto por ter sido um dos primeiros do Brasil quanto por ter integração plena com a pós-graduação em Administração que, também, é um dos principais centros de formação avançada em Administração do Brasil.

Fazer parte da GADM é estar imerso em uma forte tradição de formação em Administração, o que se vê no dia a dia nos espaços de interação, nos projetos institucionais, na dinâmica estudantil, no desenvolvimento da formação regular (das disciplinas) e complementar (de cursos de extensão, seminários, debates etc.). Destacamos ainda os seguintes diferenciais:

  • Titulação do corpo docente: mais de 90% dos docentes que atuam na GADM têm titulação de doutorado, e praticamente 100% possui titulação de mestre ou doutor;
  • Currículo atualizado: o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é objeto de atualização continuada, com revisões periódicas e sempre direcionadas a adequar o Curso às demandas profissionais e acadêmicas da formação do(a) administrador(a);
  • Reputação perante a sociedade: o CADM é o curso de maior reputação na sociedade paraibana, dada sua larga contribuição e referencial de qualidade na formação em Administração;
  • Atualização continuada das práticas docentes: boa parte dos professores da GADM participa de ações de atualização docente, a partir de projetos de formação do Observatório de Pesquisa e Prática em Administração (OPPA), da participação de eventos acadêmicos diversos e do debate aberto sobre melhores práticas educacionais;
  • Articulação com a pós-graduação: como relatado, a UFPB tem um dos principais programas de pós-graduação em Administração do Brasil (o PPGA/UFPB), e praticamente todos os professores do PPGA atuam como docentes de disciplinas regulares ou desenvolvem projetos com estudantes da GADM, incluindo ações de iniciação científica, monitoria, extensão, projetos e grupos de pesquisa etc. É por essa razão que uma boa quantidade dos estudantes do PPGA são egressos do CADM, que foram motivados pela interação permanente entre esses dois espaços de formação;
  • Atuação estudantil ativa: os estudantes da GADM têm um protagonismo próprio, com forte vinculação com a coordenação e com os docentes do curso, mas com sua autonomia e seus próprios projetos, como ocorre na Empresa Júnior de Administração (EJA) e no Centro Acadêmico de Administração CAAD.

 

COORDENAÇÃO

  

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

Composto pelos docentes da coordenação e pelos seguintes professores do Departamento de Administração

  • Profa. Dra. Helen Silva Gonçalves - lattes
  • Profa. Dra. Diana Lúcia Teixeira de Carvalho - lattes
  • Profa. Dra. Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo - lattes
  • Profa. Dra. Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho - lattes
  • Prof. Dr. André Gustavo Machado - lattes
  • Prof. Dr. Anielson Barbosa da Silva - lattes
  • Prof. Dr. Francisco José da Costa - lattes
  • Prof. Dr. Jose Jorge Lima Dias Junior - lattes

 

COLEGIADO DO CURSO

O colegiado é o órgão deliberativo, normativo e consultivo do curso, e é composto pela coordenação, por docentes de departamentos que têm disciplinas no curso e por estudantes. Os membros atuais do Colegiado são os seguintes:

  • Prof.ª Dr.ª Helen Silva Gonçalves (Presidente)
  • Prof.ª Dr.ª Lucimeiry Batista da Silva (Departamento de Administração). 
  • Prof.ª Ms.ª Suelle Cariele de S. e Silva (Departamento de Administração). 
  • Prof. Dr.ª. Everlane Suane de Araujo Suane (Departamento de Estatística). 
  • Prof. Dr. Tiago Henrique de Souza Echternachct (Departamento de Finanças e Contabilidade)
  • Dois representantes do Corpo Discente 

 

EQUIPE TÉCNICA

  • Raíssa Sousa Silva Pessoa
  • Rogéria R. Bento
  • Semmuth Bezerra de Almeida
  • Yasmine Silva Azevedo Bastos

 


Título do Profissional:
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
Página Alternativa:
http://www.ccsa.ufpb.br/cadm
Coordenação do Curso : HELEN SILVA GONCALVES
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: coordadmufpb@gmail.com
Vice-Coordenação do Curso : DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: coordadmufpb@gmail.com
Área de Conhecimento CNPQ:
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de Curso:
Presencial

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.6