A elaboração do perfil profissional do egresso foi feita em consonância com os objetivos, e considerando o que está disposto no art. 3º da Resolução CNE/ N. 4/2005 (Diretrizes Curriculares Nacionais) e do art. 5º da Portaria INEP N. 217/2015. Assim como no caso dos objetivos, o NDE procedeu a uma primeira elaboração de perfil, que foi submetido aos estudantes e professores. Ao final, foram consolidados os seguintes itens do perfil do egresso:
P1 Compreender os contextos local, regional, nacional e global de forma sistêmica;
P2 Compreender, de forma crítica e reflexiva, o fenômeno organizacional em suas dimensões histórica, social, econômica, ambiental, política e cultural, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador;
P3 Tomar decisões, pautadas no rigor técnico-científico e metodológico;
P4 Solucionar problemas no âmbito das organizações;
P5 Articular interesses utilizando recursos e processos, considerando a diversidade;
P6 Atuar de forma proativa, flexível, criativa, adaptativa e inovadora frente aos desafios organizacionais;
P7 Atuar de maneira ética, com base em valores e em práticas sustentáveis;
P8 Promover, continuamente, o autodesenvolvimento, integrando teoria e prática.·
O egresso do curso de administração da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, pode atuar em organizações privadas e do terceiro setor, em nível local, regional, nacional e internacional. A profissão do Administrador é regulamenta pela Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965. O exercício da atividade profissional está disposto no Art. 2º, e envolve um conjunto de atividades privativas, tais como:
a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior;
b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos.
No livro "Os Ramos da Administração", de autoria de Rogério Ramos, publicado pelo Conselho Federal de Administração no ano de 2018, autor destaca que "O profissional formado como bacharel em administração [...] em determinada área da administração conta com um leque de áreas de atuação em diversos setores da sociedade, inclusive em campos novos de grande ascensão no mercado. Entretanto, vale a pena ressaltar ã diferença entre esses profissionais" (RAMOS, 2018, p. 5).
A partir de um estudo, Ramos (2018) apresenta vários campos de atuação profissional para o Administrador, que ele denominou de ramos de Administração. É um guia para a profissão e apresenta um conjunto de 41 áreas de especialização para a atuação do Administrador, que são apresentadas a seguir.
1. Administrador Financeiro
2. Administrador de Projetos
3. Administrador Rural
4. Administrador Hospitalar
5. Administrador de Marketing
6. Administrador de Recursos Humanos
7. Administrador de Hotelaria
8. Administrador Judicial
9. Administrador Perito Judicial
10. Administrador de Justiça e Notarial
11. Administrador de Condomínios
12. Administrador de Imóveis
13. Administrador de Obras
14. Administrador de Facilities
15. Administrador em Logística
16. Administrador Ambiental
17. Administrador Executivo
18. Administrador Escolar
19. Administrador Público
20. Administrador de Tecnologia da Informação
21. Administrador de Produção
22. Administrador de Orçamento
23. Administrador de Organização e Métodos
24. Administrador Empreendedor
25. Administrador de Patrimônios
26. Administrador de Cooperativas
27. Administrador de Consórcios
28. Administrador de Comércio Exterior
29. Administrador Industrial
30. Administrador de Factoring
31. Administrador Pesquisador
32. Administrador Docente
33. Administrador Consultor
34. Administrador Prisional
35. Administrador de Serviços
36. Administrador de Turismo
37. Administrador em Comunicação
38. Administrador no Terceiro Setor
39. Administrador de Riscos
40. Administrador Esportivo
41. Administrador Tributário
Competências, Atitudes e Habilidades A elaboração das competências e habilidades também está em consonância com os objetivos, e considerando o que está disposto no art. 4º da Resolução CNE/ N. 4/2005 (Diretrizes Curriculares Nacionais) e do art. 6º da Portaria INEP N. 217/2015. As indicações de competências e habilidades, da mesma forma como nos objetivos e perfil do egresso, foram feitas inicialmente pelo NDE, e em seguida foram submetidas aos estudantes e professores. Ao final, foram consolidados os seguintes itens:
CH1 Identificar problemas e oportunidades para balizar o processo de tomada de decisão.
CH2 Propor e implementar, com ética e efetividade, ações sustentáveis alinhadas às estratégias da organização;
CH3 Desenvolver processos de negociação e de comunicação no ambiente organizacional e institucional;
CH4 Planejar, coordenar e integrar práticas de gestão nas áreas funcionais da organização;
CH5 Utilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico no processo de tomada de decisões;
CH6 Mobilizar e integrar recursos e processos organizacionais.
CH7 Desenvolver o capital humano, utilizando a liderança e o trabalho em equipe;
CH8 Monitorar informações da organização e do ambiente para avaliar resultados e desempenho;
CH9 Lidar com mudanças e situações de risco.
CH10 Elaborar, implementar e consolidar projetos empresariais, realizar consultoria e perícias e emitir pareceres
CH11 Refletir e atuar criticamente, com iniciativa, ética, determinação, inovação e com vontade política e administrativa para conduzir processos de gestão nas organizações.
CH12 Aprender continuamente, mobilizar e transferir conhecimentos e experiências do ambiente externo para a prática profissional.
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.11.7