Prezados(as) Coordenadores(as) e Secretários(as) de Programas de Pós-Graduação,
Conforme demanda levantada na reunião de execução do PROAP, realizada no dia 13/05/2025, a PRPG, em conjunto com a PRA, readequou os formulários de solicitação de auxílios (pesquisa de campo e ajuda de custo) com o objetivo de eliminar a repetição de informações nos diferentes documentos de solicitação, visando reduzir as devoluções por erros de preenchimento.
A solução adotada foi a consolidação dos formulários em um único documento, de modo que os dados informados não precisem ser replicados em documentos separados (como o título do trabalho na solicitação, orçamento, roteiro de atividades e declaração de necessidade da pesquisa). Assim, o Programa de Pós-graduação deverá anexar o documento único ao processo de requisição no SIPAC, contendo as assinaturas do pesquisador solicitante e do coordenador do Programa de Pós-graduação.
No caso de solicitações realizadas por estudantes, o documento deverá ser assinado inicialmente pelo(a) estudante, de forma eletrônica via SouGov, e posteriormente incluído no SIPAC com a assinatura do coordenador e do orientador diretamente no sistema. Caso o estudante assine manualmente, será necessário que todas as páginas do documento sejam rubricadas.
Em caso de erro no preenchimento, o documento único deverá ser reenviado em sua totalidade, e não apenas o(s) formulário(s) com erro. Como não há mais menção aos interessados e às pesquisas nos formulários individualizados, será necessário o reenvio do conjunto completo.
Enviamos em anexo os novos formulários para solicitação de auxílios, os quais deverão ser utilizados para a execução do PROAP – 2025 e serão também disponibilizados na homepage da PRPG.
Atenciosamente,
EVANDRO LEITE DE SOUZA
PRO-REITOR(A) - TITULAR
Matrícula: 2380741