Uma plataforma de drone de pulverização totalmente automatizada foi a criação responsável por garantir o prêmio máximo a um grupo de pesquisadores brasileiros, liderados por um professor brasileiro que atua na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. A equipe desenvolveu uma espécie de “base de carregamento” que faz o reabastecimento e recarga de drones pulverizadores no campo e levou um prêmio de US$ 20 mil.
Luan Oliveira é o professor assistente e especialista em extensão para agricultura de precisão na Universidade da Geórgia e Docente Colaborador do PPGAgro, que liderou o grupo vencedor. Ele explica que a ideia veio em um dia de campo, como qualquer outro. “Estávamos fazendo pulverização com drone e encontramos uma dor do produtor, que é carregar o drone, pesar, colocar na caminhonete, abastecer, fazer o processo da mistura de químicos com os cilindros”.
O objetivo é que o robô seja capaz de carregar uma massa líquida de 400 quilos e, quando o produtor não estiver pulverizando, utilize a máquina para outras atividades, como carregar terra ou estacas. ”Tudo é feito com o robô”, resume Oliveira.
Os testes foram feitos em campos de tomate, mas o professor afirma que pode ser replicado para qualquer cultura. Assim como em diferentes lavouras, Oliveira quer levar a tecnologia para diferentes escalas. “No primeiro momento foi feito para produtores de menos de 10 hectares. Pensamos no pequeno e médio, e não no grande que já é tecnificado, mas a ideia é escalar”.
Participou também da Pesquisa o Egresso do PPGAgro João Victor da Silva Martins.
Confira a Matéria Original: https://globorural.globo.com/google/amp/tecnologia-e-inovacao/noticia/2025/07/plataforma-para-drones-desenvolvida-por-brasileiros-vence-premiacao-nos-eua.ghtml