PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: NYCOLE MAIA PEREIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NYCOLE MAIA PEREIRA
DATA: 31/07/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente Virtual (https://meet.google.com/irb-rydy-rws)
TÍTULO: GRADUAÇÃO EM DIREITO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA PARAÍBA: O paradoxo da normatividade na educação jurídica
PALAVRAS-CHAVES: Direito à educação. Plano de Curso. Projeto Político Pedagógico. Paradoxo.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
SUBÁREA: Direito Público
ESPECIALIDADE: Direito Administrativo
RESUMO: O Projeto Político-Pedagógico e os Planos de Curso de cada programa de
graduação têm por objetivo delimitar a atuação do corpo docente e respectivas
coordenações acerca dos princípios e objetivos de cada programa. Em uma
abordagem do ensino jurídico com dupla via de regulação, as inter-relações
entre dois discursos aparentemente especializados: o discurso institucional
(pedagógico) e o discurso regulador (jurídico). As verdades temporais
produzidas por essas duas abordagens são descritas nos documentos
normativos, e atuam como instrumentos positivados que podem delimitar os
métodos e práticas implementados no ensino jurídico. Nesse sentido, foi
proposta a análise dos planos de curso, justamente por serem instrumentos
práticos e quantificados, que positivam os métodos e programas que foram
utilizados em cada disciplina da graduação. E o projeto político pedagógico por
ser a norma que rege a graduação em Direito e determina suas principais
acepções do ensino formalizado através da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação. O trabalho objetiva descrever o paradoxo da normatividade nos
documentos normativos da graduação em Direito nas universidades federais e
estaduais da Paraíba através da análise dos planos de curso e do projeto
político pedagógico. Nesse sentido, a discrepância entre a regulação jurídica e
a regulação pedagógica, que se opõem na concretização dos documentos
normativos que regem a graduação. Partiu-se da hipótese que a
regulamentação jurídica fornecida atualmente nos documentos normativos
refuta ou dificulta a atuação de preceitos pedagógicos que deveriam ser
aplicados para a concretização do Direito à educação superior e às normativas
educacionais. Essa delimitação se deu na investigação de como se estabelece
a dinâmica da normatividade do ensino superior em relação à matriz
pedagógica das recentes reformas nos projetos políticos do ensino do Direito
no âmbito profissionalizante. Em uma tentativa de propor uma solução ao que
seria a instrumentalização mercantil do ensino do Direito, que carece de
inovação e está inserido em um modelo rígido do tradicionalismo das formas
considerando a viragem linguística, pragmática e retórica na Modernidade. A
análise de discurso empreendida perpassa um recorte epistemológico
específico, tendo como método de abordagem hipotético-dedutivo. Em
complementação, a técnica de análise/investigação que se mostrou adequada,
foi a documental, pois foram levantados os documentos publicados pelas
próprias instituições para investigação científica.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GONÇALO NICOLAU CERQUEIRA SOPAS DE MELO BANDEIRA
Presidente - 809.148.454-20 - LUCIANO DO NASCIMENTO SILVA - UEPB
Interno - 1646564 - NEWTON DE OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - TIAGO MEDEIROS LEITE