PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: JOSÉ RAUL DE BRITO ANDRADE
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RAUL DE BRITO ANDRADE
DATA: 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Escola Técnica em Saúde da UFPB
TÍTULO: Avaliação Online de Habilidades no Processo de Treinamento em Anestesia Raquidiana em um Simulador de Realidade Virtual
PALAVRAS-CHAVES: Realidade virtual; Anestesia regional; Simulação por computador; Treinamento por simulação; Modelo de avaliação.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O ensino por competências tem se destacado na Educação Médica, propondo um currículo que equilibre a assimilação de conhecimento teórico e o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para a atuação profissional. Na Anestesiologia, especialmente na técnica de anestesia raquidiana, as competências clínicas são predominantemente psicomotoras e adquiridas por meio da prática direta. Tradicionalmente, o treinamento ocorre em pacientes sob a supervisão de tutores ou residentes experientes. Contudo, estudantes frequentemente relatam insegurança ao atender pacientes pela primeira vez. Além disso, a avaliação das habilidades no modelo tradicional é realizada por meio da observação do tutor, o que pode comprometer a qualidade do feedback, especialmente em turmas numerosas. Em resposta a essas limitações, novas abordagens têm sido buscadas para aprimorar as habilidades clínicas dos discentes e garantir a segurança do paciente. Nesse contexto, simuladores virtuais emergem como uma alternativa viável para o treinamento, permitindo interações com um ambiente virtual que simula a realidade, reduzindo custos e riscos associados ao treinamento convencional, além de oferecer mais oportunidades de prática e avaliação online das habilidades dos estudantes. Este estudo defende a tese de que é possível avaliar as habilidades cognitivas e psicomotoras do usuário na execução da técnica de anestesia raquidiana em ambientes de Realidade Virtual. Com o intuito de explorar os benefícios dos simuladores virtuais, o objetivo deste trabalho é propor uma alternativa complementar ao treinamento tradicional, focando na avaliação da aquisição de habilidades em anestesia raquidiana através da simulação em Realidade Virtual. Para tanto, foram definidos, em colaboração com especialistas, os componentes essenciais para a avaliação dessa técnica. Subsequentemente, foi definido um modelo inteligente de avaliação, fundamentado em um sistema baseado em regras, destinado a fornecer feedback pertinente e elucidativo sobre as habilidades dos usuários, utilizando métricas específicas da técnica de anestesia raquidiana. Além disso, foi desenvolvido um simulador virtual para apoiar o treinamento e a avaliação, voltado à formação de médicos residentes em anestesiologia. O simulador incorpora recursos de interação tátil e permite a avaliação das habilidades do usuário após o processo de treinamento. Ele registra as ações executadas durante o treinamento e, ao final, gera um relatório detalhado sobre o desempenho do usuário. O modelo de avaliação foi validado por meio de testes realizados em cenários aleatórios, abrangendo todos os tipos possíveis de feedback fornecidos pelo simulador no relatório avaliativo. O simulador também foi submetido a testes de usabilidade, utilizando o questionário System Usability Scale como instrumento de avaliação. A média global, calculada com base nos escores individuais, foi de 78,8 (mínimo = 60; máximo = 90; amplitude = 30), classificando o simulador como excelente. Assim, conclui-se que é viável avaliar as habilidades cognitivas e psicomotoras do usuário na execução da técnica de anestesia raquidiana em ambientes de Realidade Virtual. Além disso, observou-se que a participação frequente de especialistas contribui para o detalhamento das informações e melhora a abordagem educativa de simuladores virtuais para treinamento, elevando, consequentemente, a qualidade da aplicação.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Presidente - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Externo ao Programa - 4185134 - MARCIA ADRIANA DIAS MEIRELLES MOREIRA
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO GUTIERREZ
Interno - 1663135 - RICARDO DE SOUSA SOARES
Interno - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES