PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JAÍZA MARQUES MEDEIROS E SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAÍZA MARQUES MEDEIROS E SILVA
DATA: 13/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório Rui Barbosa (LAB RB)
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL
PALAVRAS-CHAVES: Participação; Ambiente; Paralisia Cerebral; Crianças; Adolescentes
PÁGINAS: 78
RESUMO: Introdução: A participação é um componente fundamental para o desenvolvimento e inclusão social de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC). Portanto, compreender os fatores que influenciam a participação, considerando aspectos pessoais, ambientais e culturais, é essencial para direcionar intervenções eficazes. A Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY) surge como um instrumento robusto para avaliar tanto a participação quanto o ambiente. Objetivo: Mapear e analisar o perfil de participação e os fatores ambientais associados em crianças e adolescentes com paralisia cerebral, considerando características individuais (idade, sexo e funcionalidade) e contextuais, além de comparar esses dados entre diferentes realidades socioculturais. Metodologia: Esta pesquisa integra três estudos. O primeiro é uma revisão de escopo com grupo de Envolvimento do Público na Pesquisa (EPP), que mapeou a participação e o ambiente na casa, escola e comunidade em países de diferentes rendas. Foram realizadas buscas em seis bases de dados, incluindo estudos observacionais que utilizaram a PEM-CY. O segundo e o terceiro são estudos transversais, descritivos, analíticos e, no último, também comparativo, envolvendo crianças e adolescentes com PC de 5 a 17 anos. Foram utilizados questionário sociodemográfico, GMFCS e a seção comunidade da PEM-CY. As análises foram realizadas no software R, utilizando estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: A revisão de escopo incluiu nove estudos e identificou que a participação foi maior no contexto domiciliar e menor na comunidade, sendo o desejo de mudança mais expressivo nas atividades comunitárias. Crianças com melhores níveis de função motora e maior envolvimento em atividades físicas apresentaram maiores níveis de participação. No estudo nacional, com 256 participantes, observou-se que o sexo masculino teve maior participação na comunidade, especialmente em saídas na vizinhança. Crianças participaram mais de atividades não estruturadas, enquanto adolescentes frequentaram mais atividades como aulas e cursos. Participantes com GMFCS níveis I-III apresentaram maior frequência e envolvimento geral. No estudo comparativo entre Brasil e Reino Unido, com 78 participantes (39 de cada país), crianças do Reino Unido tiveram maior frequência em atividades como saídas na vizinhança e aulas e cursos, enquanto as brasileiras demonstraram maior envolvimento, principalmente em eventos na comunidade, além de maior desejo de mudança nas atividades religiosas. O Brasil apresentou mais suportes interpessoais, enquanto o Reino Unido apresentou mais recursos estruturais. Conclusão: Crianças e adolescentes com PC enfrentam desafios significativos na participação, sobretudo nas atividades comunitárias. Fatores como melhor função motora, maior prática de atividade física, sexo masculino e idade mais jovem estão associados a melhores níveis de participação. Além disso, diferenças culturais e ambientais impactam diretamente os padrões de participação entre países. Esses achados reforçam a necessidade de intervenções personalizadas e sensíveis ao contexto sociocultural, que considerem tanto os fatores pessoais quanto as barreiras e os suportes ambientais para promover uma participação mais efetiva e inclusiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1218795 - EGMAR LONGO HULL
Interno - 1724406 - LUIZ MEDEIROS DE ARAUJO LIMA FILHO
Interno - 1584539 - MARCELO RODRIGO PORTELA FERREIRA
Externo à Instituição - ANA CRISTINA RESENDE CAMARGOS
Externo à Instituição - RICARDO ALVES DE OLINDA
Externo à Instituição - ROSANE LUZIA DE SOUZA MORAIS