PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
(83) 3216-7592/7592

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GIULLIANA KARLA LACERDA PEREIRA DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIULLIANA KARLA LACERDA PEREIRA DE QUEIROZ
DATA: 06/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório Integrado de Estudos da Voz - LIEV - Sala 810
TÍTULO: ÍNDICE DO GRAU DE RUGOSIDADE E SOPROSIDADE: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO DE UM MODELO DE SUPORTE À DECISÃO PARA FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Desvio vocal; Julgamento perceptivo-auditivo; Escala analógico-visual; Medidas acústicas; Índice acústico.
PÁGINAS: 63
RESUMO: Objetivo: Elaborar um índice acústico do grau de soprosidade e rugosidade para os falantes do português brasileiro. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, de validação de instrumento. Seguiu as seguintes etapas: Implementação de uma EAV fuzzy a partir dos julgamentos dos especialistas, aplicação do modelo para o desenvolvimento do índice acústico e avaliação da validação do índice. Ao todo, foram analisadas 295 vozes de indivíduos com queixa vocal. Inicialmente foi elaborada uma escala analógico-visual fuzzy e aplicação de um modelo de regressão linear múltipla para obtenção do índice acústico do grau de soprosidade. O índice acústico foi composto pelas medidas de LNPSD, PA, SNL, CPPmediana e HNRD. Resultados:O índice teve coeficiente de determinação de 0,65, o que evidencia que o índice acústico de soprosidade foi considerado médio, sendo capaz de explicar 65% da variabilidade dos dados, mostrando que ainda há uma necessidade de testar outros modelos que melhor identifiquem esta variabilidade.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Presidente - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Interno - 1584539 - MARCELO RODRIGO PORTELA FERREIRA
Interno - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES