PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de DEFESA: LUCAS DAVID MAIA MATIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS DAVID MAIA MATIAS
DATA: 21/02/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Escola de Saúde
TÍTULO: Proposição de um serious game para dispositivos móveis com um modelo inteligente para avaliar o conhecimento médico em suporte avançado de vida cardiovascular
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento digital, Jogos educacionais, Avaliação do desempenho, Suporte Avançado de Vida Cardiovascular.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: Introdução: o treinamento em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC) é essencial para a capacitação de profissionais de saúde que atuam em emergências. Tradicionalmente, esse treinamento ocorre de forma presencial, com simulações realísticas e avaliações conduzidas por instrutores. No entanto, essa abordagem apresenta desafios como altos custos, necessidade de infraestrutura específica e dificuldades na realização de reavaliações frequentes. Objetivo: diante dessas limitações, este estudo propõe o desenvolvimento do SAV-me, um serious game (SG) projetado para complementar o treinamento tradicional, possibilitando a avaliação do conhecimento teórico do usuário em um ambiente interativo e gráfico. Metodologia: o SAV-me foi desenvolvido com base nas diretrizes da American Heart Association (AHA) e implementado integrando um Sistema Baseado em Regras (SBR) como modelo de inteligência. O modelo de inteligência do jogo compara as ações do usuário com os protocolos clínicos estabelecidos e fornece feedback estruturado sobre o desempenho do jogador. Além disso, o jogo foi projetado com perfis clínicos fechados, garantindo que os cenários simulados tenham desfechos pré-determinados, o que facilita a avaliação objetiva do desempenho. Resultados e Discussão: Os resultados indicam que o SAV-me é uma ferramenta promissora para a avaliação do conhecimento teórico em SAVC. A implementação de um SBR possibilitou uma avaliação objetiva e estruturada, assegurando padronização e confiabilidade na mensuração do desempenho. Diferentemente dos métodos tradicionais, nos quais a avaliação pode ser influenciada pela subjetividade do avaliador, o modelo do SAV-me garante um feedback imediato e direcionado, facilitando a identificação de acertos e erros pelo usuário. O modelo de avaliação proposto não apenas garante confiabilidade nos resultados, mas também contribui para um aprendizado mais autônomo, interativo e motivador, tornando o treinamento mais acessível e eficaz para profissionais da saúde. Conclusão: Os resultados indicam que o SAV-me é uma alternativa viável para a manutenção do conhecimento teórico em SAVC, oferecendo um método padronizado e acessível para a avaliação do desempenho do usuário. A pesquisa reforça o potencial dos SGs na educação médica e sugere que abordagens híbridas possam ser exploradas no futuro para integrar avaliações digitais e físicas, promovendo um treinamento mais completo para profissionais da saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2603713 - ANDRE TELIS DE VILELA ARAUJO
Interno - 1663135 - RICARDO DE SOUSA SOARES
Interno - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES
Externo ao Programa - 3089754 - MARCELO DANTAS TAVARES DE MELO
Externo à Instituição - LUCIANA MARA MONTI FONSECA