PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA CRISTINE PEREIRA NUNES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA CRISTINE PEREIRA NUNES
DATA: 27/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/tgs-nwfg-jhr
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ANÁLISE COMPARATIVA E OS IMPACTOS NAS INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À APS
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde; Financiamento da Assistência à Saúde; Sistema Único de Saúde; Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária.
PÁGINAS: 39
RESUMO: No Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde (APS) constitui o primeiro nível de atenção, sendo responsável pela coordenação do cuidado e pela ordenação das ações e serviços na rede de saúde. Ao longo dos anos, a APS tem passado por sucessivas transformações, inclusive no que se refere ao seu modelo de financiamento. Diante disso, tornase fundamental avaliar a efetividade dessas mudanças. Para tal, será utilizado como indicador o número de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP), ou seja, aquelas que poderiam ser evitadas por uma APS resolutiva, acessível e de qualidade. A pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças provocadas no número ICSAP, relacionando-as ao financiamento federal APS no SUS, por meio de uma análise comparativa entre as modalidades de repasse Piso da Atenção Básica (PAB Fixo) e Previne Brasil. Para isso, serão utilizados dados das seis unidades federativas selecionadas com base na cobertura da APS: Paraíba, Piauí e Tocantins, que apresentam as maiores coberturas, e São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro, que possuem as menores. Os dados do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão empregados para obtenção de informações sobre o financiamento da APS, e os dados do TabNet para levantamento das ICSAP. Além disso, serão incorporadas variáveis socioeconômicas (população, Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, Produto Interno Bruto - PIB per capita). Os dados serão submetidos a análises estatísticas descritivas e à aplicação de modelos lineares generalizados e regressão beta, através do software R, com o propósito de analisar variáveis que estão associadas a ocorrências de ICSAP nas unidades federativas analisadas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1633107 - ALEXANDRE MEDEIROS DE FIGUEIREDO
Presidente - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Interno - 1724406 - LUIZ MEDEIROS DE ARAUJO LIMA FILHO
Interno - 1663135 - RICARDO DE SOUSA SOARES